Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência contra Mulher promove oficina socioeducativa
- 1851 Visualizações
- 24-05-2013
O Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher (Nuah) promoveu, nesta sexta-feira (24/05), a sétima oficina socioeducativa. Participaram 15 infratores da Lei da Maria da Penha.
O palestrante foi o promotor de Justiça Anailton Mendes de Sá Diniz, membro do Núcleo de Gênero Pró-Mulher e auxiliar junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza. Ele afirmou que um dos objetivos é orientar as pessoas. As oficinas são extremamente importantes por haver falta de informação na sociedade sobre a Lei Maria da Penha, tanto para homens, quanto para mulheres.
A coordenadora de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Fortaleza, Ana Maria Melo de Pinho, destacou ser positiva a iniciativa da oficina em ouvir os infratores. “É muito importante dar essa reflexão às pessoas que cometem algum delito, pois contribui para a possibilidade de transformação e reconhecimento do erro”.
Um dos infratores assistidos pelo Núcleo, D.E., afirmou que durante os encontros fica sabendo mais sobre a lei e os direitos que tem. Já F.W.P.N. participou da reunião pela primeira vez. “Aprendi coisas com o promotor que eu não sabia”.
O NUAH
Nos encontros, que ocorrem todos os meses, convidados debatem temas relacionados à violência com infratores da Lei Maria da Penha. Os apenados são encaminhados ao Núcleo pelo Juizado da Mulher.
No Nuah, eles são atendidos por equipe multidisciplinar, composta por profissionais de Psicologia, Assistência Social e Direito. O Núcleo é um projeto da Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado e Ministério da Justiça.