Núcleo de Apoio às Comarcas do Interior registra crescimento de 27% na produtividade em 2023
- 723 Visualizações
- 19-12-2023
Em 2023, o Núcleo Permanente de Apoio às Comarcas do Interior (Nupaci) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) teve um crescimento de produtividade de 27,09%, em comparação ao ano anterior. Entre os meses de janeiro a dezembro, atendendo mais de 120 unidades do Judiciário cearense, foram 238.100 expedientes produzidos, o que representa um aumento de 50.755 na produção em relação a 2022.
Segundo a juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti, supervisora do Nupaci, o incremento na produtividade é resultado das adaptações de rotina de trabalho, investimento em capacitação e em cursos de aprimoramento para os servidores. “Não é apenas a questão numérica, mas também a qualidade do serviço que vem sendo prestado”, afirmou.
O Núcleo foi criado pelo TJCE para auxiliar as unidades judiciárias das comarcas do Interior do Estado na elaboração e processamento de expedientes. Para Edilson Facundo da Silva Júnior, técnico judiciário do Nupaci polo Eusébio, o compromisso e dedicação dos servidores foi essencial para o crescimento da produtividade. “Por trás de cada processo há um conflito que clama por solução do Poder Judiciário. Os serviços desenvolvidos pelo Nupaci beneficiam a sociedade na medida em que conferem a efetividade às decisões judiciais, pois através dos expedientes é que as decisões se concretizarão. Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo Núcleo proporcionam maior celeridade na prestação jurisdicional e contribuem fundamentalmente para uma resolução satisfatória dos conflitos em prazo razoável”, explica o técnico.
MAIS DE 470 MIL EXPEDIENTES
O objetivo do Nupaci, com sede nas Comarcas do Crato e Eusébio, é agilizar as demandas da população por todo o Estado ao contribuir com a celeridade no cumprimento de atos judiciais e com a redução da taxa de congestionamento. Além disso, tem como meta promover o aumento da produtividade e padronizar os procedimentos das unidades assistidas.
Ao todo, nos dois anos de atuação, o Núcleo já ultrapassou o número de 470 mil expedientes produzidos, atendendo 123 unidades distribuídas em 81 comarcas do Estado.