Novos robôs que atuam na área administrativa otimizam prestação de serviços
- 1177 Visualizações
- 17-07-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou, de fevereiro a julho deste ano, quatro robôs para a área administrativa. Na Coordenadoria de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por exemplo, são três robôs com atuação na Emissão de Diárias, de Certidões e do Termo de Rescisão de Estágio; enquanto na Secretaria de Finanças (Sefin) a tecnologia é usada para Lançar Retenções de Pessoa Física.
A ferramenta, que já era utilizada em unidades judiciárias, agora também tem melhorado a rotina de trabalho dos colaboradores da área administrativa. Enquanto os profissionais se dedicam às tarefas mais complexas, os robôs fazem atividades repetitivas e sem a necessidade de análise técnica.
Segundo Grasielle Lima, que atua na Sefin, o trabalho ficou muito mais ágil. “Antes, para fazer esses lançamentos, que são em média de 400 pessoas físicas lançadas no sistema ADMRH, demorávamos de dois a três dias para concluir. Agora, com o auxílio do Robô Clóvis, esses lançamentos são concluídos em uma média de 4h. Esse auxílio melhorou muito a nossa produtividade”, ressalta.
Além de facilitar o trabalho da Secretaria de Finanças, a celeridade nesse procedimento beneficia os profissionais que prestam serviço para o Poder Judiciário cearense. É o caso de juízes leigos, peritos, mediadores, conciliadores e facilitadores, que agora recebem o pagamento com mais agilidade.
Na SGP, quatro pessoas faziam a análise das solicitações de diárias, implantação em folha e a criação das minutas de portaria antes da implantação dos robôs. “Hoje em dia, temos três pessoas, pois uma já está em outra atividade. O robô tem ajudado bastante, pois agora que a implantação das diárias em folha de pagamento fica por conta dele, temos mais tempo para fazer a análise dessas solicitações, que é a parte mais importante e que demanda mais tempo, visto que temos que conferir documentação, motivos das viagens e datas. Está sendo muito bom o desempenho dele no nosso setor, foi um ganho para a nossa produtividade”, celebra Daniel Victor, que trabalha como protocolista no Serviço de Diárias e Frequência.
O colaborador acrescenta que as solicitações de diárias chegaram a demorar mais de 12 dias para serem analisadas. Com o uso da tecnologia, os pagamentos estão sendo feitos com mais rapidez. “Conseguimos analisar e implantar dentro da mesma semana que o servidor solicita, quando não dá tempo fazer dessa forma, por conta do fechamento da folha de diárias, que é semanal, a solicitação já fica para a semana seguinte”.
A entrega desses robôs faz parte do projeto Otimização e Modernização da Área Administrativa, que compõe o Programa de Modernização do Judiciário cearense (Promojud).
SAIBA MAIS
O Robô Clóvis é um conjunto de automações de atividades judiciais e administrativas do TJCE. A atuação robótica não interfere no trabalho desenvolvido pelos servidores, porque funciona em aba que pode ser minimizada sem interferir na execução. Assim, os profissionais prosseguem as atividades em uma janela paralela.
A ferramenta foi reconhecida, em março deste ano, como referência pelo Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC), que reúne especialistas de todo o Brasil. O evento teve a participação de mais de 500 processualistas, em Brasília. O “Grupo de Tecnologia e Sistema de Justiça” analisou mais de 20 sistemas de todo o país e pré-selecionou quatro como os mais relevantes, incluindo o Robô Clóvis. A automação do TJCE foi apresentada em plenária do FPPC e, por unanimidade, teve aprovação como boa prática a ser replicada em outros tribunais.