Conteúdo da Notícia

Novos magistrados: 19 substitutos tomam posse e ingressam na ACM

Ouvir: Novos magistrados: 19 substitutos tomam posse e ingressam na ACM

21.09.09
A Associação Cearense de Magistrados (ACM) ganha 19 novos associados. Os magistrados que agora integram a entidade tomaram posse como juízes substitutos, de entrância inicial, na última sexta-feira, 18 de setembro, em solenidade no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ).
Para o juiz Ricardo Bruno Fontenelle, que assume a comarca de Nova Jaguaribara, a posse foi o momento de um sonho realizado: ?A expectativa da gente é atender às necessidades da sociedade da melhor forma possível?. Em relação ao recente aumento no número de cargos de juízes criados pela Lei 14407/05, de julho de 2009, Ricardo Fontenelle destaca que essa iniciativa de aumentar o número de juízes de cada estado para se aproximar da média nacional deveria ser seguida em todo o país: ?Isto só vem a engrandecer o papel da Justiça na sociedade e ajudar o desempenho junto ao jurisdicionado?.
Quando perguntado sobre o tempo de estudo para conseguir obter êxito no concurso, Ricardo sorri e fala espontaneamente ?Ah, muito tempo?. ?Foi muito tempo de dedicação afastado da família, dos filhos, dos amigos… Foi graças ao apoio deles que consegui alcançar esse objetivo. Eu sempre quis a magistratura. Primeiro me formei em economia e quando ingressei no curso de direito já foi com o objetivo de ingressar na magistratura. Portanto, realmente este é um momento de realização de um grande sonho?.
Para a potiguar Gerana Veríssimo, que assume a comarca de Itaiçaba, foram cinco anos de estudo para ingressar na carreira: ?Eu estou realmente muito feliz. Eu já advoguei, já fui analista do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, mas meu grande objetivo era chegar à magistratura?, afirma. Em relação aos desafios da carreira, Gerana fala sobre o ideal de concretização da Justiça e da celeridade como metas a serem perseguidas pelo juiz. ?Acredito que nesse caminho a virtualização do processo vai nos ajudar a melhorar em muito a prestação jurisdicional?.
Em relação a virtualização, durante a cerimônia de posse, o presidente do TJ, desembargador Ernani Barreira Porto, afirmou que, no prazo de um ano, todos os processos em tramitação na Capital cearense estarão virtualizados. ?A virtualização irá proporcionar uma maior transparência na vida do Judiciário. Significará uma oportunidade para as partes acompanharem as fases processuais e tirarem dúvidas a respeito dos procedimentos dos juízes. Se antes tínhamos processos que demoravam 15 anos para serem julgados, com a virtualização isso poderá ser feito em até um ano e meio?, destacou.
Saiba mais:
A solenidade de posse dos novos magistrados contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Napoleão Nunes Maia Filho.
Tomaram posse os seguintes juízes: Danielle Estevam Albuquerque (Acarape); José Valdecy Braga de Sousa (Barreira); Sâmea Freitas da Silveira (Miraíma); Welithon Alves de Mesquita (Jijoca); Gonçalo Benício de Melo Neto (Ocara); Francisco Gladyson Pontes Filho (Tururu); Samara de Almeida Cabral (Paramoti); César de Barros Lima (Ibaretama); Domingos José da Costa (São João do Jaguaribe); Luciano Nunes Maia Freire (Varjota); Nathanael Consoli (Choró Limão); Rômulo Veras Holanda (Banabuiu); Ricardo Bruno Fontenelle (Nova Jaguaribara); Ana Célia Pinho Carneiro (Apuiarés); Renato Esmeraldo Paes (Nova Olinda); Matheus Pereira Júnior (Altaneira); Gerana Celly Dantas da Cunha Veríssimo (Itaiçaba); Roberto Nogueira Feijó (Palhano) e José Hercy Ponte de Alencar (Ibicuitinga).
Os novos magistrados foram aprovados em concurso público realizado em outubro de 2005. A nomeação foi publicada no Diário da Justiça, no último dia 8 de setembro. Os juízes irão atuar, inicialmente, em comarcas vinculadas.
Com informações da Ascom do TJ – CE