Novo Portal do TJCE completa um ano com aumento de 300% em visualizações
- 1306 Visualizações
- 17-05-2022
O novo Portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi lançado há um ano com o objetivo de promover maior transparência, simplificar o acesso e facilitar a navegação para população que busca os serviços do Poder Judiciário, funcionando como uma porta de entrada do cidadão à Justiça. Do dia 11 maio de 2021 até a quinta-feira (12/05), foram publicadas 855 notícias.
A nova interface permitiu um aumento de 300% na média de visualizações de notícias. Em março de 2021, no antigo portal, a média de visualizações girava em torno de 671. Já em março de 2022, a média chegou a 2.727. “Fico muito feliz com esse dado positivo, pois reflete um dos pilares da nossa Gestão, que é democratizar e ampliar cada vez mais as formas de comunicação do Judiciário com todos os públicos, indistintamente”, disse a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
ACESSIBILIDADE
A plataforma inclui ainda recursos de acessibilidade, como a utilização da ferramenta de audiodescrição nas notícias, também elaborado pela Setin, que facilita a leitura do conteúdo para pessoas cegas e com baixa visão. Oferece, ainda, o VLibras, voltado às pessoas surdas, que traduz texto para Língua Brasileira de Sinais (Libras). “O Portal busca ser atrativo aos usuários da Justiça cearense trazendo uma interface limpa, com acessibilidade para pessoas com deficiência e com a segurança necessária para disponibilizar os serviços e informações do Judiciário”, explica o gerente de sistemas da Setin, André Negreiros.
“O projeto do novo Portal foi iniciado ainda em 2020, a partir da pandemia da Covid-19, quando se tornou um dos principais canais de comunicação entre o público e o Poder Judiciário. Com a restrição de locomoção às unidades, foi percebida a necessidade de criarmos um ambiente mais interativo, voltado principalmente ao cidadão que procura a Justiça”, afirmou o chefe da Assessoria de Comunicação do TJCE, Ilo Santiago Jr. Pensando nisso, a Assessoria de Comunicação, em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Informação (Setin), estudaram ferramentas de acesso facilitado. O novo Portal foi então aprovado e veiculado pela atual Gestão do TJCE nos primeiros 100 dias de administração.