Conteúdo da Notícia

Novo Palácio da Justiça está com 90% das obras concluídas

Ouvir: Novo Palácio da Justiça está com 90% das obras concluídas

Uma comitiva formada por gestores liderada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, visitou nesta quarta-feira (18/10), a construção do novo prédio do Palácio da Justiça, no Centro Administrativo do Cambeba, que está com 90% das obras concluídas.

O secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Pedro Sampaio, enalteceu a importância da visita. “Foi muito importante a presença do presidente do TJCE para acompanhar esta etapa final da obra, com os detalhes de acabamento já antevendo a reinauguração, mudanças e os próximos trâmites que são necessários para que o Palácio retorne o seu funcionamento o mais breve possível”.

O diretor de fiscalização de obras e gestão regional da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP-CE), Caio Timbó, explicou que, inicialmente, o foco dos serviços se destinou à recuperação estrutural do espaço e, em paralelo, começaram também os trabalhos de reforma. “Agora, estamos no momento final desta fase, caminhando dentro do cronograma. Toda a parte de infraestrutura de combate a incêndio foi instalada, o prédio foi remodelado e a estrutura é moderna”, detalhou, acrescentando que a iluminação do novo ambiente está pronta, bem como a subestação, que está apenas aguardando a empresa Enel para que haja a energização.

No momento, as equipes estão realizando a parte de acabamento com a instalação de forros, as últimas implementações de elevadores e a revisão da pintura. “Estamos trabalhando nessa etapa para, de fato, entregar um equipamento moderno e de qualidade para o jurisdicionado e aos desembargadores que aqui vão atuar”, pontua o diretor. A expectativa é que a instalação de forros, seja concluída rapidamente. “Na segunda-feira (23/10), a gente vai começar a instalar as divisórias e as placas. Dentro de 30 a 40 dias, já teremos condições de ver o prédio de uma outra forma”, adianta.

A reforma, que teve início em março de 2022, se dá em decorrência de um incêndio que atingiu a sede do TJCE em setembro de 2021, comprometendo partes da estrutura. O incidente não deixou vítimas e, desde então, a Presidência e as Secretarias de gestão do Tribunal foram provisoriamente transferidas para o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

Obras da sede do Palácio da Justiça contemplam todas as normas de acessibilidade 

ACESSIBILIDADE

Uma das prioridades da atual Gestão do TJCE é sobre as normas de acessibilidade e inclusão, a fim de que pessoas com deficiência tenham amplo acesso ao Judiciário. Sobre o assunto, o arquiteto da SOP-CE, Felipe Landim, informou. “Nós aproveitamos a reforma para também adequar o edifício às normas, em especial à ABNT NBR 9050. Com isso, estamos colocando todos os dispositivos necessários como rampas, elevadores, corrimões de curta altura e demandas de acessibilidade visual também com o piso tátil, tanto externa como internamente”.

Ainda sobre a temática acessibilidade, vale destacar que a reforma em andamento no FCB, iniciada na última segunda-feira (12/10), nos Setores Verde e Vermelho, vai instalar dois elevadores. Ao final dos trabalhos, o Fórum contará ainda com cinco plataformas elevatórias e piso tátil nas rampas externas e nos subsolos. Nos salões do júri, as rampas externas das entradas principal e secundária e as áreas comuns também terão plataformas. As mudanças fazem parte do Plano de Obras do TJCE e do projeto “AME FCB – Adequações e Melhorias Estruturais”.