Conteúdo da Notícia

Nova Direção do TJCE toma posse com compromisso de avanços em áreas essenciais à Justiça

Ouvir: Nova Direção do TJCE toma posse com compromisso de avanços em áreas essenciais à Justiça

Com pensamento de continuidade em projetos de sucesso e avanços em áreas essenciais, a Gestão 2025-2027 do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tomou posse nesta sexta-feira (31/01). Na ocasião, o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto assumiu a Presidência do Tribunal sucedendo o desembargador Abelardo Benevides Moraes. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal do TJCE no Youtube, ocorreu no Centro de Eventos do Ceará.

Na mesma cerimônia, o desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato foi empossado como vice-presidente, assumindo o cargo anteriormente exercido pelo desembargador Heráclito Vieira. As desembargadoras Marlúcia de Araújo Bezerra e Andréa Mendes Bezerra Delfino assumiram as funções de corregedora-geral da Justiça e de ouvidora-geral do Poder Judiciário estadual, exercidas, na gestão passada, pelas desembargadoras Maria Edna Martins e Joriza Magalhães Pinheiro.

O evento foi aberto pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, que esteve à frente da Corte durante o biênio 2023-2025. “Estou tranquilo, alegre e reconfortado, de modo especial, em poder transmitir o cargo ao colega e amigo Heráclito Neto, magistrado probo, preparado, equilibrado, que conduzirá, ao lado dos colegas Mauro, Marlúcia e Andréa, e com o apoio de toda a Corte, os rumos do Judiciário estadual a partir de hoje” destacou.

Durante o discurso de posse, o novo presidente do Tribunal, desembargador Heráclito Vieira, representando a Gestão recém-empossada, agradeceu aos magistrados com quem dividiu a Administração do TJCE durante o biênio 2023/2025. “Nos últimos dois anos, fui contemplado com a regalia de ombrear Abelardo e Edna numa caminhada rica de aprendizados em suas Gestões na Presidência e na Corregedoria-Geral de Justiça, as quais cristalizaram significativos avanços estruturais, tecnológicos, orçamentários e de força de trabalho, colocando o Poder Judiciário cearense em patamar cada vez mais elevado”.

 

Profissionais que atuam nos três Poderes compareceram à solenidade de posse

 

DESAFIOS

O desembargador Heráclito Vieira ressaltou os desafios que estão pela frente e os significativos avanços estruturais, tecnológicos, orçamentários e de força de trabalho, que colocaram o Poder Judiciário estadual em patamar mais elevado. “É certo que os esforços e o elevado espírito público de magistrados e servidores, além do direcionamento de recursos para a atividade-fim, têm possibilitado ao TJCE celebrar, sucessivamente, recordes de produtividade. Seguimos, ano após ano, julgando e baixando mais processos dos que os que ingressam, mas isso nos cobra acompanhamento permanente, criatividade e um olhar atento para meios de aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, de modo a debelar o estoque de mais de um milhão de feitos, registrado neste início de 2025.”

Com o compromisso de continuidade nas realizações e conquistas, que foram responsáveis por destacar a Justiça estadual junto ao Conselho Nacional de Justiça, a nova Gestão também propõe “criatividade, propositura de novas iniciativas, revisão da escala de prioridades, tudo visando à efetivação do princípio constitucional da eficiência no serviço público”.

A Administração 2025/2027 irá dar destaque a cinco áreas para atuação do Tribunal de Justiça no próximo biênio: o fortalecimento do Sistema dos Juizados Especiais; o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher; o tratamento adequado da situação do sistema prisional; a proteção ao meio ambiente sustentável; e a garantia de direitos à infância e juventude.

Ainda de acordo com o novo presidente, o TJCE irá se pautar em sempre acolher, ouvir, dialogar e tratar com respeito e consideração a todos aqueles que integram o Poder Judiciário, “para que essa postura e forma de tratamento sejam replicadas em relação aos que litigam, aos jurisdicionados e à sociedade com um todo”. Também pregou o diálogo franco e aberto com todos os integrantes do Poder Judiciário e instituições sempre com o objetivo de “garantir a distribuição efetiva da Justiça a todos os cearenses”.

Durante o evento, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, declarou ter muito orgulho de estar na posse do novo presidente do Tribunal de Justiça. “[Desembargador Heráclito] é um homem respeitado por todos nós e tenho certeza que fará um grande trabalho à frente do Poder Judiciário”..

Clique AQUI para ver os perfis dos novos gestores do TJCE.