Nova concepção em gestão de pessoas é debatida durante palestra na Corregedoria
- 841 Visualizações
- 31-10-2012
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta quarta-feira (31/10), debate sobre nova concepção em gestão de pessoas. O evento ocorreu no auditório da Corregedoria Geral da Justiça com a palestra do professor Luciano Braga, mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e consultor internacional.
O palestrante falou sobre o conceito de gestão de pessoas, liderança e ética. Segundo ele, o desafio maior é o gerenciamento eficaz dos recursos humanos, bem como a formação de equipes de trabalho focadas nos direitos e deveres.
O professor disse que as pessoas têm comportamentos diferentes por duas variáveis: modelos mentais e crenças pessoais. Para ele, são essas variáveis que vão definir as atitudes ao longo da vida.
Sobre liderança, destacou que ela precisa ser prática, pois o ponto de partida para alcançar uma eficaz gestão de pessoas tem a ver com ética, mobilização e competência. Além disso, “formas de comportamento têm a ver com relacionamentos, educação, valores, humor e motivação”.
Ele ressaltou que “a ética sem competência não funciona e competência sem ética não se sustenta”. Fez referência ainda à importância de o servidor conhecer a visão, missão e valores da organização onde trabalha.
A palestra encerrou ciclo organizado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas.