Noruegueses sofrem golpe na compra de apartamento
- 738 Visualizações
- 26-03-2010
26/3/2010
Polícia
A Justiça decidiu bloquear as contas bancárias de duas empresas que deverão ser investigadas acusadas de aplicar um golpe na venda de imóveis na Praia do Cumbuco, no Município de Caucaia. Uma notícia-crime será encaminhada nos próximos dias à Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) pedindo a abertura de inquérito.
O caso envolve a venda de apartamentos na área de praia para cerca de 35 noruegueses pelas empresas intituladas Scandic Construção e Incorporadora Limitada e Proactio Advogados Associados.
A decisão judicial foi tomada depois que os advogados dos noruegueses Tor Willard Johansen e Grethe Trolsrud ingressaram com uma ação denunciando o golpe. As vítimas, conforme afirmam seus advogados, compraram, em fevereiro de 2007, apartamentos no ´Kariri Beach Empreendimentos´, no valor aproximado de R$ 350,000,00, cada um, e receberam os imóveis. Mas, acabaram descobrindo que estes, assim como todo o empreendimento, haviam sido hipotecados ao Banco do Nordeste, entre maio e novembro de 2008.
Cartório
O fato só foi descoberto quando os proprietários dos apartamentos tentaram receber as respectivas escrituras. Como não obtiveram êxito, seus representantes legais no Brasil fizeram uma busca junto ao Cartório de Registros de Imóveis de Caucaia e descobriram que estes estavam hipotecados. Desde então, as vítimas estão buscando na Justiça o direito de obterem as escrituras dos apartamentos.
Além dos 35 noruegueses, pelos menos mais 25 compatriotas estão na mesma situação. Até mesmo, campeões olímpicos de vôlei de praia daquele país compraram apartamentos no empreendimento e foram usados em propagandas em várias mídias na Noruega. Além disso, os proprietários assinaram contrato para que os imóveis fossem alugados, mas até agora, não receberam o dinheiro.