Neste domingo, segundo julgamento do caso Curió deve ultrapassar o primeiro e se tornar o mais extenso da história do TJCE
- 3283 Visualizações
- 03-09-2023
A segunda sessão de julgamento do caso Curió deve se tornar a mais extensa dos 150 anos de história do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e ultrapassar, na tarde deste domingo (03/09), as 63 horas e 20 minutos de duração da primeira sessão, realizada em junho deste ano, também pela 1ª Vara do Júri de Fortaleza, no Fórum Clóvis Beviláqua. Iniciado na última terça-feira (29/08), esse segundo julgamento, que conta com número dobrado de réus (8 acusados), entra no sexto dia com cerca de 58 horas já contabilizadas até a noite de sábado.
A previsão do colegiado é que na tarde deste domingo (03), o registro já seja superado mesmo estando na fase de interrogatório dos réus. Para a conclusão desse segundo julgamento, ainda restam debates entre acusação e defesa, leitura dos quesitos, votação dos jurados e redação e leitura da sentença. As atividades estão sob a condução do colegiado formado pelos juízes Marcos Aurélio Marques Nogueira (presidente do colegiado e titular da 1ª Vara Júri), Adriana da Cruz Dantas (17ª Vara Criminal) e Sílvio Pinto Falcão Filho (1ª Vara Criminal).
O julgamento está sendo diariamente acompanhado por autoridades, familiares das vítimas e dos réus, profissionais da imprensa e público em geral. Os participantes realizaram credenciamento para comparecer presencialmente à sessão. No espaço, apenas fotógrafos e cinegrafistas da Assessoria de Comunicação do TJCE, devidamente autorizados pelo colegiado de juízes, podem registrar imagens oficiais da sessão, preservando a identificação de jurados, réus, vítimas e testemunhas. As imagens estão disponíveis em galerias do Hotsite Curió, no Portal do TJCE e podem ser utilizadas com a identificação da fonte e créditos de autoria.
TERCEIRA SESSÃO DE JULGAMENTO
Está prevista também para este mês de setembro, a terceira sessão do caso. Mais oito acusados serão submetidos a outro julgamento. Desta forma, em menos de um mês, 16 acusados do caso devem ser julgados pela Justiça cearense. Mais informações estão disponíveis no hotsite no Portal do TJCE. A página apresenta informações sobre os processos, fotografias e vídeos da sessão já realizada, além de material explicativo (textos, infográficos e vídeos) sobre o funcionamento do Tribunal Popular do Júri.
O CASO
O processo da “Chacina do Curió”, ocorrida nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 na região da “Grande Messejana”, em Fortaleza, possui mais de 13 mil páginas e envolve 30 policiais militares acusados, pelo Ministério Público estadual, por participação em episódios que resultou em 11 homicídios consumados e três tentados, além de crimes conexos, como tortura. O processo foi desmembrado em três para facilitar a análise e agilizar os trabalhos. O TJCE designou um colegiado de três juízes para analisar e processar o caso.