Conteúdo da Notícia

Mutirão terá ações contra Bradesco

Ouvir: Mutirão terá ações contra Bradesco

22.05.11
Começa nesta segunda-feira (23), no Fórum Clóvis Beviláqua, mutirão financeiro com processos judiciais envolvendo o Banco Bradesco. Já estão agendadas 1.100 audiências de conciliação que acontecerão até a próxima sexta-feira (27). Com o slogan ?Somando Esforços, Multiplicando Soluções?, a força-tarefa é uma iniciativa do Grupo de Auxílio para a Redução do Congestionamento dos Processos Judiciais e da Central de Conciliação de 1º Grau.
As sessões vão ocorrer no 1º Salão do Júri, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h30. O diretor do Fórum, juiz José Krentel Ferreira Filho, acompanhou, nesta sexta-feira (20), os preparativos para o mutirão e destacou a importância do estímulo à cultura da conciliação.
-É mais uma iniciativa vitoriosa no intuito de pôr fim a litígios com instituições financeiras, demonstrando uma mudança na visão dessas empresas que, em muitos casos, desejam chegar a uma composição com a outra parte, disse.
Nos últimos meses, foram selecionadas ações de todas as Varas Cíveis que tivessem possibilidade de conciliação. São processos envolvendo busca e apreensão, reparação de danos, recuperação de crédito, entre outros.
Para atender às partes, foram montadas dez mesas de conciliação. A expectativa é realizar 210 audiências por dia.
Segundo a coordenadora do Grupo de Auxílio, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, mesmo que as partes não solucionem seus problemas, haverá uma aproximação entre elas que favorecerá uma composição posteriormente.
– Os resultados da conciliação ultrapassam a questão financeira, pois resgatam a tranquilidade das pessoas com a solução daquele problema, ressaltou.
De acordo com a magistrada, outras instituições financeiras já mostraram interesse em aderir ao projeto do mutirão. Ela disse que esse deve ser o primeiro de vários outros a serem realizados pelo Grupo.
Durante este mês, foram feitos mais de dois mil expedientes, intimando partes e advogados. Os que não receberam a carta de intimação, mas têm alguma ação com o Bradesco, deverão consultar o site do TJCE e verificar se o processo está na listagem de audiências do mutirão.