Mutirão do Seguro DPVAT obtém 60,46% de acordos
- 878 Visualizações
- 27-11-2013
O Mutirão do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) obteve 592 acordos das 979 audiências com perícias realizadas, representando índice de 60,46% de êxito. A iniciativa ocorreu entre os dias 18 e 22 deste mês.
Promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua, contou com a participação de 15 Varas Cíveis da Capital, do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza e do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio/FIC. Quatro médicos realizaram as perícias.
Para a coordenadora do Centro, juíza Natália Almino Gondim, o resultado surpreendeu e revelou a confiança dos litigantes nas negociações intermediadas pela força-tarefa. A magistrada credita o êxito ao “esforço e contribuição de todos, desde servidores e voluntários até juízes, advogados, peritos e partes”.
A juíza destacou ainda ser imprescindível a realização desse tipo de evento em virtude da crescente demanda envolvendo ações do seguro DPVAT. “Os mutirões conciliatórios possibilitam uma rápida resolução do conflito, através da realização da perícia e audiência em única oportunidade, o que promove, como consequência, uma redução significativa do acervo processual”, explicou.