MP pede adiamento do início da operação do metrô do Cariri
- 905 Visualizações
- 24-11-2009
Ceará Pág. 10 24.11.2009
O Ministério Público entrou com ação civil pública requerendo sinalização obrigatória em todas as passagens de nível do metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte e Crato. Pedido aguarda decisão judicial
Dois promotores de Justiça de Juazeiro do Norte e do Crato ingressaram com ação civil pública requerendo o adiamento do início da operação do metrô do Cariri, que estava previsto para hoje, enquanto não for comprovada a colocação de sinalização horizontal nas passagens de nível (encontro de rua ou avenida com a linha férrea) no percurso.
A ação civil pública foi ingressada, no último domingo, pelos promotores Alessandra Magda Ribeiro Monteiro e Élder Ximenes Filho e aguarda posicionamento do juiz da 3ª Vara de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho.
Élder Ximenes explica que a ação civil pública foi necessária para que acidentes sejam evitados. “Estamos há algum tempo sem trens urbanos e a população ainda não está acostumada“, justifica. O promotor ressalta que o ingresso da ação se baseou na queixa da população. “Algumas pessoas nos procuraram reclamando e, como é nosso dever, fizemos as inspeções e constatamos a falta da sinalização“, arremata.
O Ministério Público Estadual argumenta que as sinalizações opcionais (luminosos e/ou sonoros) e obrigatórias (“cruzes de Santo André“) não foram concluídas. Segundo o texto da ação civil pública, foi constatado que apenas os cruzamentos principais receberão sinalização vertical (luminosos e/ou sonoros), alguns outros terão cancelas instaladas e que as prefeituras de Juazeiro do Norte e Crato irão colaborar com a pintura da sinalização horizontal das chamadas “cruzes de Santo André“. As cruzes trazem os dizeres “pare, olhe, escute“ e são instaladas em passagens de nível.
O texto requer por parte do Governo do Estado e dos Departamentos Municipais de Trânsito de Juazeiro do Norte e Crato a instalação “urgente“ da sinalização horizontal e a realização de campanha educativa de segurança no trânsito voltada para orientar a população sobre a obrigatoriedade de parar nas passagens de nível.
A assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informou que aguarda a decisão judicial para se pronunciar formalmente sobre o caso. O POVO entrou em contato com o juiz Gúcio Carvalho Coelho, mas ninguém atendeu o telefone na 3ª Vara de Juazeiro do Norte.
O metrô do Cariri vai ligar Crato e Juazeiro. Com 13,6 km de extensão e nove estações, ele atenderá inicialmente 5 mil passageiros por dia. Ao todo, os trens farão diariamente 76 viagens (ida e volta) em dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), com capacidade para 330 passageiros cada um.