Moderno e com acessibilidade, novo Fórum de Uruburetama vai aprimorar atendimento à população
- 1813 Visualizações
- 26-01-2023
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou, nesta quinta-feira (26/01), o novo Fórum Desembargador Virgílio Firmeza, em Uruburetama, município a 114 km de Fortaleza. O prédio foi entregue pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que compareceu ao evento.
“Por alguns momentos imaginamos que este dia não pudesse acontecer na minha Gestão. Mas eu fico muito feliz com a acolhida da população de Uruburetama que, ao buscar o Judiciário, encontrará um local com equipamento moderno, de última geração e acessibilidade”, revelou. A exemplo de Santa Quitéria e Senador Pompeu, este é o terceiro fórum entregue pela Gestão da magistrada, que se encerra no próximo dia 31.
“O objetivo maior [da construção do Fórum] é servir a população, prestando um serviço público e atividade jurisdicional eficiente e técnica. E agora, com as novas instalações, a população terá um local com mais conforto”, afirmou a diretora do Fórum, juíza Anna Carolina Freitas de Souza Feitosa, responsável pela 1ª Vara. Além da juíza, a Comarca de Uruburetama passa a contar, também, com o juiz Eduardo Braga Rocha, que assumirá a 2ª Vara da Comarca, que dará mais agilidade ao trâmite processual.
Também estiveram presentes ao evento: o prefeito de Uruburetama, Francisco Aldir Chaves da Silva; a juíza auxiliar da Presidência do TJCE, Flávia Setúbal; o secretário de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio; o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Jean Serpa Chaves; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Itapipoca, Niefson Bruno Oliveira Santos; a procuradora do Município, Yana Bárbara Rodrigues de Sousa; a primeira-dama de Uruburetama, Renata Marques; o delegado da Polícia Civil, Márlio Cidrack Prata; o prefeito de Tururu, Antonio Barbosa Bernardo; outras autoridades, servidores e população.
ACESSIBILIDADE
A construção atende aos padrões de acessibilidade e ao pedido de providências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relacionado à desvinculação dos fóruns de prédios em que funcionam estabelecimentos bancários.
AVANÇAR E “+ INTERIOR”
O novo Fórum integram o Programa Avançar, pacote de projetos do TJCE, lançado em 2022, visando ampliar os serviços oferecidos à população, com investimentos na humanização, na infraestrutura, na regionalização e na tecnologia das unidades judiciais, com a finalidade de proporcionar melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores do Judiciário. A construção do prédio ainda faz parte do programa “+ Interior”, que vem sendo executado desde 2019.
SAIBA MAIS
A Gestão 2021-2023 já entregou outros dois novos Fóruns: Santa Quitéria e Senador Pompeu. Nesta sexta-feira (27/01), haverá uma visita as obras do Fórum do Crato. Foram realizadas melhorias nos prédios de Capistrano, Cascavel, Fortim, Juizado de Maracanaú, Pacajus, Paraipaba, São Luís do Curu, Forquilha, Camocim, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Uruoca, Madalena, Mombaça, Pedra Branca, Aurora, Ibiapina, Tauá, Morada Nova, Pacatuba e Orós.
A Escola Superior da Magistratura (Esmec) passa por reforma e ampliação. Também ocorreram adequações no Fórum Clóvis Beviláqua, para funcionamento provisório do TJCE.
Estão em andamento a reforma e ampliação dos Fóruns de Marco, Beberibe, Jaguaribe e Araripe. Já as reformas dos prédios de Jaguaruana, Ipueiras e Quixadá estão em fase de licitação, assim como a reforma para dos Salões do Júri de Fortaleza e para incrementar a acessibilidade vertical do Fórum Clóvis Beviláqua.