Missa em Ação de Graças celebra 20 anos da Capela localizada no Tribunal de Justiça do Ceará
- 1686 Visualizações
- 13-09-2019
A celebração de Missa em Ação de Graças marcou as comemorações pelos 20 anos da Capela Nossa Senhora de Fátima, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (13/09), data em que ocorrem atos litúrgicos em homenagem à Santa que dá nome à Capela, e reuniu magistrados, servidores do Judiciário e do Executivo e outras pessoas que aproveitaram o momento para renovar a fé.
A vice-presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, afirmou que o espaço é muito especial. “A gente percebe, sente, que a Capela há 20 anos é um lugar de reflexão. Magistrados, servidores e visitantes aqui comparecem buscando uma maior aproximação com Deus e paz espiritual.”
De acordo com o padre Johnja Lopes, da Paróquia São João Eudes, do bairro Luciano Cavalcante, os 20 anos da Capela do TJCE “representam muito para todos. Para nós, a igreja tem que estar perto das pessoas. Não importa o local, mas, sim, levar a presença do Senhor. O Tribunal é onde se faz justiça e nada mais apropriado que estarmos aqui. É uma graça, uma benção e, sobretudo, uma alegria. Temos oração, música e liturgia”.
A colaborada Odete Aragão, responsável pela Capela, explica que são realizadas duas missas a cada mês, sendo uma na primeira sexta-feira e a outra no dia 13. “Há também celebrações em situações especiais, como em razão de posses e eventos que necessitem de atos litúrgicos”.
Conforme a servidora Lina Elizabeth Vasconcelos, antes da instalação, o Grupo de Oração, do qual ela e Odete Aragão faziam parte, ia de sala em sala do TJCE, com a imagem de Nossa Senhora, para rezar o Terço. “Desse esforço, nasceu a Capela. Foi um trabalho de preparação dos corações. Há 20 anos aqui é um oásis onde a gente vem e sai com alegria.”
A vendedora Damiana Sousa define como maravilhoso o momento de poder assistir à Missa no Tribunal. “Vou sempre às celebrações, principalmente da Igreja de Fátima e na Catedral.”
A CAPELA
Inaugurada em 3 de setembro de 1999, na gestão da desembargadora Águeda Passos, fica no hall do 1º andar do TJCE. São 63 m² com inspiração no estilo barroco e adaptações atuais. O altar principal foi construído em mármore italiano e madeira. Houve valorização dos artesãos cearenses, que confeccionaram peças em mármore, madeira e latão.