Ministro Gilson Dipp abre nesta quarta-feira o Encontro Brasileiro de Corregedorias Federais
- 780 Visualizações
- 25-11-2009
25.11.09
Nesta quarta-feira (25/11), o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, fará a abertura do Encontro Brasileiro de Corregedorias Federais, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceira com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF). Durante a cerimônia de abertura, a partir das 19h, o ministro Gilson Dipp fará uma palestra sobre transparência e gestão no sistema correcional. O encontro tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre os órgãos correcionais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Até quinta-feira (26/11), serão debatidas, no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), questões relacionadas à sindicância patrimonial, sigilo fiscal e bancário e ações no combate à corrupção e à impunidade.
No segundo dia de encontro, o juiz-auxiliar da Corregedoria do CNJ, José Paulo Baltazar, participará do painel sobre sigilo fiscal e bancário e compartilhamento de informações. O representante regional do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen, fará, juntamente com o procurador regional da República da 4ª Região, Douglas Fisher, uma palestra sobre corrupção e impunidade, mecanismos para a prevenção e repressão de atos corruptos. O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Felipe Locke será presidente de mesa no painel sobre a prova no processo disciplinar. O encerramento do encontro ficará a cargo do ministro chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, que falará sobre a ação correcional da Controladoria-Geral da União no combate à impunidade.
Durante todo o encontro haverá a participação de diversas autoridades, como: a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz, o corregedor-geral do CJF, ministro Francisco Falcão, o secretário-executivo da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro de Britto Filho, entre outros. O evento faz parte do plano de trabalho elaborado pelo Grupo Jurídico da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Encla).
Veja aqui a programação completa do encontro ou em banner na página de abertura do portal do CNJ (www.cnj.jus.br).
AE /SR
Agência CNJ de Comunicação