Médico esclarece servidoras do Fórum sobre câncer de mama
- 861 Visualizações
- 27-10-2015
O câncer de mama foi tema de palestra no Fórum Clóvis Beviláqua, nesta terça-feira (27/10). A explanação foi feita pelo mastologista Ércio Ferreira Gomes, do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará.
O médico orientou sobre diagnóstico precoce, apresentou dados sobre a incidência e a mortalidade de vítimas da doença, bem como estratégias para melhorar os índices. “Nosso objetivo principal é que possamos aumentar a cobertura mamográfica do Estado, para que mulheres saudáveis façam mamografia regularmente a partir dos 40 anos”, destacou.
O mastologista explicou ainda que o tema da campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia deste ano é “Nenhuma Mulher sem Mama”. Segundo ele, a ideia é conscientizar a sociedade de que toda mulher operada de câncer tem a possibilidade de fazer a reconstrução mamária no momento da cirurgia, conforme previsto na lei 12.802/2013, que regulamenta o assunto.
A servidora Karla Cristina Bezerra, que trabalha na 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, aproveitou a oportunidade para fazer várias perguntas. “Gostei muito. Foi bem esclarecedora por ter tirado todas as dúvidas que tinha a respeito de nódulos mamários. A iniciativa deve ocorrer sempre para orientar sobre doenças que poderiam ser evitadas”, disse.
A palestra é uma realização da Divisão de Saúde Ocupacional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Seção de Capacitação do Fórum. A ação faz da parte da programação comemorativa ao Dia do Servidor Púbico (28 de outubro) e ao “Outubro Rosa”. Outra palestra sobre o tema já havia ocorrido no Tribunal no último dia 13, proferida pelo médico especialista em mastologia, Luiz Gonzaga Porto.