Mediação e conciliação são temas de palestra para universitários no Fórum
- 1921 Visualizações
- 08-06-2016
“O Poder Judiciário na construção da paz social: a conciliação e a mediação judicial”. Este foi o tema da palestra proferida nessa terça-feira (07/06) no Fórum Clóvis Beviláqua. Participaram cerca de 30 alunos do 1º semestre do curso de Direito da Faculdade Estácio/FIC. A explanação foi feita pelo supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc), Hélder Assunção.
Além da importância da mediação e da conciliação com formas alternativas para a solução de conflitos, o palestrante ressaltou a valorização que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) confere a essas práticas e falou sobre a instituição do Cejusc. “O novo panorama judicial passa a requerer um profissional que não veja o Direito simplesmente como uma ciência normativa, mas sim como um meio transformador e pacificador da sociedade”, defendeu.
Após a apresentação, a aluna Andreza Mesquita considerou esclarecidas as dúvidas que tinha sobre o assunto. “Consegui absorver muitos conteúdos, melhorando meu aprendizado em relação a conciliação e mediação. Foi muito bom para nós, que somos estudantes, conhecer o Fórum, estarmos integrados aqui. Acho que vai contribuir bastante para a nossa carreira”, disse.
A palestra fez parte de uma visita guiada promovida pelo projeto “O Fórum mais próximo da sociedade”, da Seção de Capacitação (Secap) da instituição. Na ocasião, os universitários também assistiram a uma sessão de julgamento ocorrida no 3º Salão Júri.
Criado em abril de 2007, o projeto já beneficiou 2.862 alunos de nível médio e superior. O objetivo é enriquecer o aprendizado tanto dos estudantes de Direito das faculdades de Fortaleza, quanto dos de escolas do ensino médio públicas e particulares da Capital.
Para programar visitas, professores ou coordenadores das instituições de graduação e de escolas particulares devem entrar em contato com a Secap pelo telefone 349.8060. Já para escolas públicas deverá ser feita por meio do agendamento anual de visitas, com a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).