Média de eventos na Esmec cresce 50% e unidade se torna referência na realização de atividades do Judiciário em 2024
- 716 Visualizações
- 25-04-2024
Além de cursos, proporcionados pela Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), em Fortaleza, suas instalações têm recebido cada vez mais eventos do Judiciário cearense. Os espaços do prédio, localizado no bairro Edson Queiroz, são palcos de exposições, posses de desembargadores, juízes e servidores, palestras, oficinas e seminários. No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas nove atividades, com média de três por mês. Um acréscimo de 50% em relação à média mensal dos últimos três anos.
No segundo semestre de 2023, a escola recebeu dois presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministros Luís Roberto Barroso (atual gestor) e Rosa Weber, para participarem de eventos em parceria com o Judiciário cearense.
Eles vieram promover, respectivamente, o Programa Justiça 4.0, que busca soluções tecnológicas para automatizar as atividades dos tribunais, garantindo mais produtividade, celeridade e transparência dos processos, e a 17ª Jornada Lei Maria da Penha, que debateu medidas para aperfeiçoamento das ações contra a violência doméstica e familiar. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, entregou, à então presidente do STF e do CNJ à época, ministra Rosa Weber, a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua, maior honraria concedida pelo Tribunal. A Jornada fez parte das comemorações dos 150 anos do TJCE.
ESMEC ARTES
Entre os eventos realizados na escola, destaque para o projeto Esmec Artes. Nesta sexta-feira (26/04), o espaço promoverá, a partir das 16h, a 6ª edição da iniciativa cultural. O evento terá como tema “Fausto: LXXX Carnavais”, uma homenagem ao arquiteto e compositor cearense, Fausto Nilo. Aberta ao público, a entrada será gratuita e terá a apresentação musical de Aparecida Silvino. A programação também conta com trecho da série documental “Fausto, Folia das Formas”, de Lúcio Flávio Gondim, e as composições do homenageado, comentadas por Bete Jaguaribe e Osvaldo Costa. O projeto Esmec Artes foi idealizado e lançado em 2018 com o intuito de valorizar a cultura, realizando uma série de eventos artísticos, como palestras sobre literatura e cinema, exibição de filmes, peças teatrais e exposições fotográficas.
OUTRAS ATIVIDADES
De janeiro de 2021 a março deste ano, foram realizados 78 eventos, o que evidencia a capacidade da Esmec de ir além da formação e do aperfeiçoamento de magistrados e servidores, com os cursos de formação inicial e continuada, ou parcerias para ofertar especializações, mestrados, pesquisas e pós-graduação. Em 2023, foram realizadas 21 palestras na Capital e Interior, com três ciclos no Polo de Aprendizagem do Crato. As atividades abrangeram temas como “Inteligência Artificial e Sistemas de Justiça”, “Aspectos Teóricos e Práticos das Audiências de Custódia”, “A (auto)regulação do Combate às Fake News” e “Perícia Judicial: a relevância e o impacto da atuação conjunta entre psicologia e serviço social dentro das varas de família”.
A escola também promoveu nove seminários com assuntos de grande impacto para as demandas judiciais, entre eles “Aspectos da Judicialização da Saúde”, “Interinstitucional de Combate à Violência contra a Mulher” e “Alternativas Penais e Direitos Humanos”. Já os cursos de extensão aprofundaram debates pertinentes à atuação do Judiciário, como “Desvendando a Política Antimanicomial: da segregação à inclusão”. Entre as atividades, estão ainda cursos solicitados à Coordenação de Extensão, simpósios, webnários, workshops, lançamentos de livros, encontros, congressos, colóquios e exposições.
ESTRUTURA
Para melhor atender ao público, a Esmec passou por reforma e ampliação em 2023. As obras incluíram a instalação de dois miniauditórios com capacidade para 60 pessoas. Também foram feitas melhorias no auditório principal e no estacionamento, além da climatização do ambiente. A Esmec, criada em 1986, é um órgão do TJCE. Atualmente, a escola é dirigida pelo desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues, com coordenação-geral do juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto. Para mais informações clique AQUI.