Medalha Justiça e Cidadania é concedida ao presidente do TJCE
- 899 Visualizações
- 23-10-2024
Em reconhecimento à gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com ações que impulsionam a atividade-fim e focam na prestação jurisdicional, o chefe do Judiciário estadual, desembargador Abelardo Benevides Moraes, foi agraciado, nessa terça-feira (22/10), em Brasília, com a “Medalha Justiça e Cidadania 25 anos”, durante a 31ª edição do Troféu Dom Quixote e Sancho Pança, que foi presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. A honraria, entregue ao presidente pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, é concedida a autoridades e personalidades que se destacam na defesa e no fortalecimento da justiça, da cidadania e da democracia.
A premiação nacional é promovida pela Revista Justiça e Cidadania, em parceria com a Confraria Dom Quixote, no Salão Branco do STF. Ela reconhece personalidades que demonstram princípios como coragem, dignidade, ética e determinação. A escolha do presidente do TJCE foi legitimada em reunião da Confraria, destacando seu compromisso com esses valores não só em sua trajetória pública, mas também pessoal. Também foram agraciados, além de ministros do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional, Beto Simonetti; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daiane Lira; além de presidentes de Tribunais Federais, Estaduais e do Trabalho.
A PREMIAÇÃO
Idealizada pela Revista Justiça & Cidadania, O Troféu Dom Quixote é uma das mais importantes honrarias nacionais conferidas aos segmentos jurídicos, em especial do Judiciário. Neste ano, a Revista celebra 25 anos de circulação ininterrupta, desde que foi criada pelo jornalista Orpheu Salles, em 1999. O folhetim busca proporcionar debates sobre direitos da cidadania, por meio de parcerias com tribunais e entidades da área jurídica e da participação de importantes pensadores do mundo do Direito. O objetivo final da publicação é o fortalecimento do Poder Judiciário e da democracia.