Maracanaú ganha segunda Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Pré-Processual
- 1880 Visualizações
- 31-07-2023
A população de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, ganhou, na tarde desta segunda-feira (31/07), mais uma Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Pré-Processual. O novo espaço funciona nas dependências do Centro Universitário Fametro (Unifametro), no bairro Jaçanaú. A instalação da unidade, que atuará facilitando a resolução pacífica dos conflitos antes de serem judicializados, foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes.
“É uma alegria estarmos de volta. No começo do ano apresentamos a proposta do Tribunal de construir aqui o segundo maior fórum do Ceará, fazendo jus à dimensão e ao progresso da Comarca de Maracanaú, numa parceria com a Prefeitura Municipal, que fez a doação do terreno. Retornamos hoje, dia em que completamos seis meses de Gestão, para mais uma ação importante, dessa vez voltada à solução de conflitos. Temos feito muitas parcerias como essa, com instituições público-privadas, nas quais todos ganham. O Tribunal, com um local apropriado, sem despesas; a instituição, com um espaço para melhor capacitar seus alunos; e o cidadão também ganha, agora com mais um meio para solucionar seus problemas”, destacou o presidente do TJCE.
A Extensão do Cejusc Pré-Processual localizada na Unifametro conta com três salas de audiências, espaço para crianças e recepção. A unidade tem capacidade para realizar nove sessões por turno de atendimento. As audiências serão conduzidas por mediadores e/ou conciliadores, e os respectivos acordos homologados pelo Poder Judiciário cearense.
Para a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes, os alunos de Direito da Unifamentro sairão da instituição com o “espírito da mediação e conciliação, que não se restringem às demandas, mas transcendem as partes, porque quando se obtém um acordo, é traçada a paz, que vai muito além dos acontecimentos referentes ao fato. O Tribunal de Justiça inaugurará mais extensões do Cejusc até o final do ano. Nós temos compromissos com a paz. É responsabilidade nossa”.
DIÁLOGO COMO FORMA DE PACIFICAÇÃO
O juiz Augusto César de Lima Cordeiro, coordenador da 3ª Regional do Cejusc, agradeceu a sensibilidade da Unifametro em ter abraçado o pedido do Poder Judiciário e construído a Extensão do Cejusc Pré-Processual, que vem “ajudando a construir o diálogo dentro da sociedade. Nada mais justo do que as partes decidirem, por meio do diálogo e da comunicação, suas próprias vidas. Por isso, a importância de se instalar instrumentos em que estaremos transformando a consciência coletiva”.
A juíza Neliane Ribeiro de Alencar, coordenadora do Cejusc de Maracanaú, afirmou que a nova unidade pré-processual, além de conciliar as partes, “vai evitar os litígios. A forma de conciliar é a melhor maneira de resolver os conflitos. Estamos tratando de emoções, por isso a importância da conciliação”.
A diretora-geral da Unifametro em Maracanaú, Denise Maciel, ressaltou a inauguração da Extensão do Cejusc Pré-Processual como uma “iniciativa relevante que marca o início de uma nova era de diálogo e cidadania. A Unifametro Maracanaú se estende para além de suas fronteiras físicas, abraçando a comunidade e oferecendo uma oportunidade fundamental para construirmos juntos uma sociedade mais justa e solidária. Hoje, inauguramos um espaço de esperança, justiça e acolhimento”.
A instalação da unidade ainda contou com a presença do juiz Antônio Jurandy Porto Rosa Júnior, diretor do Fórum de Maracanaú; Antônio Colaço Martins Filho, representante da Mantenedora da Unifametro; Gabriella de Assis Wander, coordenadora do curso de Direito da Unifametro; e Rafael Pessoa; secretário de Comunicação de Maracanaú, representando o prefeito Roberto Pessoa.
A primeira Extensão do Cejusc Pré-Processual de Maracanaú foi inaugurada em outubro do ano passado, na Faculdade Uninassau.
SAIBA MAIS
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. Cada Cejusc deve obrigatoriamente abranger setor de solução de conflitos pré-processual.