Conteúdo da Notícia

Mantida prisão de réu detido em operação que apreendeu mais de 28 quilos de maconha

Mantida prisão de réu detido em operação que apreendeu mais de 28 quilos de maconha

Ouvir: Mantida prisão de réu detido em operação que apreendeu mais de 28 quilos de maconha

A juíza Carla Susiany Alves de Moura, respondendo pela 1ª Vara de Delitos de Trafico de Drogas de Fortaleza, manteve a prisão cautelar de Petersen Ronaldo Guimarães Brito, detido em operação policial que apreendeu mais de 28 quilos de maconha. Na decisão, publicada no Diário da Justiça dessa terça-feira (11/07), a magistrada indeferiu pedido de liberdade formulado pela defesa do acusado, que havia alegado ocorrência de excesso de prazo.
Tendo em vista a complexidade do processo, contando com dois acusados e com grande quantidade de entorpecentes apreendida, e pelo fato de já está marcada a data para o encerramento da formação da culpa, a magistrada entendeu pela manutenção da segregação provisória. “Não vejo qualquer irregularidade concreta do desenvolvimento da persecução penal, ou desídia deste Juízo, a ensejar a caracterização de indevido excesso de prazo para o encerramento da instrução processual”, observou.
A juíza também explicou que a gravidade do crime justifica “a segregação antecipada do mesmo [acusado], a fim de evitar novos atentados à ordem pública, assegurar a conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal, em caso de eventual condenação”.
Segundo os autos (processos nº 0026557-86.2017.8.06.0001 e 0100347-06.2017.8.06.0001), no dia 3 de janeiro de 2017, policiais civis realizavam diligências no bairro Cidade 2000, em Fortaleza, quando, na saída da comunidade “Barreiros”, avistaram um veículo suspeito e decidiram abordar o condutor (no caso, Petersen). No carro, foram encontradas 960 gramas de maconha prensada.
Aos agentes, Petersen disse que havia pego o entorpecente com o também acusado Antônio Márcio Oliveira de Melo, no Centro das Tapioqueiras, no bairro Messejana, na Capital. Os policiais foram ao local e encontraram Márcio, que confessou ser proprietário da maconha e afirmou possuir mais na sua residência. No domicílio, situado no município de Eusébio, os agentes encontram mais 28 quilos da droga. A dupla foi presa em flagrante.