Mandados da sentença de adoção são entregues durante comemoração ao Dia da Adoção no Fórum
- 2251 Visualizações
- 25-05-2017
O Dia Nacional da Adoção foi comemorado com solenidade e mobilização no Fórum Clóvis Beviláqua. Ao longo desta quinta-feira (25/05), no hall do prédio, profissionais explicaram trabalhos relacionados ao tema da adoção desenvolvidos pelo Juizado da Infância e da Juventude da Capital, Prefeitura de Fortaleza e Defensoria Pública. Além disso, o coral do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) fez uma apresentação e houve exposição de artesanato confeccionado pelos acolhidos do Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC).
As atividades são parte da Semana da Adoção 2017, promovida pelo TJCE, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai). “Todos nós estamos aqui, nesta união, para levantar a adoção no nosso Estado. Essa semana é algo extremamente importante porque, durante o período, nós divulgamos a inúmeros órgãos de comunicação a adoção e outros programas, como o de Apadrinhamento e o ‘Anjos da Adoção’, todos eles voltados para aprimorar os procedimentos, dando um maior conforto às crianças e também maior comodidade aos pais”, destacou na abertura de solenidade o juiz coordenador do Juizado, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves.
Depois, a juíza Alda Maria Holanda Leite, titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude da Capital (unidade especializada em adoção), entregou mandados de inscrição da sentença de adoção para 16 famílias. Com o documento, o cartório deve fornecer novo registro de nascimento às crianças. “Este dia vai entrar para a história de vocês porque vai ser exatamente o dia em que vocês vão deixar de ser pais de fato para ser pais de direito”, explicou o promotor de Justiça Dairton Costa.
Na ocasião, os profissionais que lidam com adoção ressaltaram o amor que dedicam ao trabalho. “Tudo que fazemos é com amor, é pensando no bem da criança e da família que vai nascer. É com muita alegria que a gente faz esse dia, vive esse momento”, disse a magistrada Alda. Esse mesmo sentimento é compartilhado pelo chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos de Fortaleza, Deusimar Rodrigues. “O que a gente faz não é somente como servidor, mas faz com o coração. Tomamos nosso trabalho como a missão da nossa vida: fazer com que as pessoas sejam mais felizes”, afirmou.
COMPARTILHAR O AMOR
Os profissionais também lembraram a necessidade de divulgar os processos de adoção. “Que essa experiência vocês possam compartilhar, levar à comunidade, para outras pessoas que muitas vezes têm vontade, desejo de adotar, mas tem receio, medo do processo, da burocracia e da espera. Que a gente compreenda que adoção é de um filho, independentemente de como Deus colocou esse filho na nossa vida”, enfatizou a defensora pública Ana Cristina Barreto. “Estimulem seus amigos que queiram adotar, digam que venham se cadastrar, que não é difícil”, reforçou a magistrada.
Alguns dos pais adotivos relataram, em público, suas vivências. Um dos casais, que adotou gêmeos, contou que o processo não foi demorado. “A adaptação foi muito rápida. São crianças adoráveis! A gente está feliz com eles! Graças a Deus está dando tudo certo”, externou a mãe. “Eu sei que a emoção de todo mundo é igual. A família faz parte de tudo isso”, frisou o pai.
Outro pai adotivo chamou atenção para formação que deve ser dada aos filhos. “Eu só peço a Deus que ilumine nossas vidas, nos dê muita saúde para que utilizemos todo o tempo que tivermos para passarmos todos os valores de um bom cidadão, moral, cristão e social”. Já um casal homoafetivo lembrou que tinha medo de sofrer preconceito mas, no entanto, se sentiu muito apoiado. “Eu sou muito grato, a Deus principalmente. Todo o dia eu acordo e escuto ‘pai eu te amo’, contou um dos pais.
Nesta sexta-feira (26), no TJCE, serão encerradas as atividades comemorativas da Semana da Adoção 2017, com a realização do II Seminário da Infância e da Juventude, com o tema “Entrega legal para adoção: um ato de amor”. O seminário será iniciado às 8h30 e seguirá até 17h30, no Auditório Dom Aluísio Lorscheider, no Palácio da Justiça.
O FÓRUM
O Fórum Clóvis Beviláqua é um órgão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que concentra as Varas da Comarca de Fortaleza. Fica localizado na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz. O telefone é 3492.8000.