Conteúdo da Notícia

Mais de 3 mil sem nomeação

Ouvir: Mais de 3 mil sem nomeação

14.08.2009 Economia
Dalviane Pires dalviane@opovo.com.br
Imagine se fosse com você: em 2006, a veterinária Patrícia Gomes de Matos passou em primeiro lugar em um concurso público da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), para profissionais não médicos de nível superior. Patrícia, claro, comemorou. Mas assim como outros 1.086 candidados aprovados nessa categoria, nunca foi chamada para assumir.
?Larguei dois empregos para esse concurso e até agora não existe nem a previsão de ser chamada?, conta Patrícia, que ao contrário de muitos outros concursados, teve sorte. É que este ano Patrícia passou no concurso da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e já foi chamada. ?Foram anos de expectativas. Continuei estudando para concurso até passar em outro. Achava que o mais difícil era passar, mas difícil foi ser chamada?, diz Patrícia em relação ao primeiro concurso.
Credibilidade
Não teve a mesma sorte Paulo Wirisson, aprovado em 2007 no concurso da Secretaria da Fazenda (Sefaz). ?O que vem acontecendo no Estado é uma grande falta de credibilidade em relação a concursos públicos?, argumenta Paulo, que largou o emprego e estudou por dois anos para ser aprovado no concurso. ?O Estado vai levando com a barriga, enquanto vidas são desestruturadas?.
Mas não só Patrícia e Paulo esperam a nomeação nos concursos em que foram aprovados. De acordo com um levantamento solicitado pelo O POVO à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag) um total de 3.327 aprovados em concursos estaduais aguardam nomeação, sendo que alguns já estão em fase de tramitação, como é o caso da nomeação de mais 47 aprovados na Sefaz, 40 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e aprovados da Polícia Civil. Outros concursos como Adagri e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) já estão em processo de convocação.
De acordo com a assessoria de Imprensa da Seplag, as novas nomeações ficam a critério de cada órgão, necessitando de autorização do governador Cid Gomes para ocorrerem.
EMAIS
MAIS CONCURSOS
– O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) aprovou ontem a homologação do concurso público realizado em 2008 para preencher vagas em cargos de nível superior e médio no Judiciário cearense.
– De acordo com a assessoria Imprensa do TJCE, a convocação dos aprovados terá início após publicação da homologação no Diário da Justiça.
– Será respeitado o prazo de validade do concurso, que é de dois anos podendo ser prorrogado por mais dois.
– O edital do concurso foi lançado no dia 31 de julho de 2008 e ofereceu 200 vagas distribuídas em diferentes cargos.