Conteúdo da Notícia

Mais de 22 mil processos são julgados pelas Câmaras de Direito Privado do TJCE no primeiro semestre de 2024

Ouvir: Mais de 22 mil processos são julgados pelas Câmaras de Direito Privado do TJCE no primeiro semestre de 2024

As quatro Câmaras do Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) registraram aumento expressivo de produtividade no primeiro semestre de 2024, com 22.514 julgamentos registrados. O número representa incremento de 57% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram julgados, ao todo, 14.319 processos. Já a média mensal de julgamentos este ano foi de 5.629 casos.

A 1° Câmara de Direito Privado julgou um total de 5.683 processos de janeiro a junho deste ano. O colegiado se reúne às quartas-feiras, às 14h, e atualmente opera sob a Presidência do desembargador Francisco Mauro Ferreira Liberato. Também compõem a equipe os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque, José Ricardo Vidal Patrocínio e Carlos Augusto Gomes Correia, além do juiz convocado José Krentel Ferreira Filho. A servidora Jennifer Queiroz Lima é responsável por secretariar as atividades.

Já a 2° Câmara de Direito Privado totalizou 6.138 julgamentos no período. À frente do órgão está o desembargador Everardo Lucena Segundo. Integram o colegiado os(as) desembargadores(as) Carlos Alberto Mendes Forte, Paulo Airton Albuquerque Filho, Maria de Fátima De Melo Loureiro e Jane Ruth Maia De Queiroga. As reuniões são realizadas às quartas-feiras, às 9h, com auxílio da servidora Kátia Cilene Teixeira.

Ainda com relação ao primeiro semestre deste ano, a 3° Câmara do Direito Privado catalogou 5.645 processos. As atividades também ocorrem às quartas-feiras, às 9h, sob a Presidência da desembargadora Cleide Alves De Aguiar. Fazem parte do colegiado os(as) desembargadores(as) Raimundo Nonato Silva Santos, Marcos William Leite De Oliveira, Maria Regina Oliveira Câmara e Paulo de Tarso Pires Nogueira. A servidora Lorena Monteiro De Oliveira é a secretária.

Por fim, a 4° Câmara do Direito Privado julgou 5.048 casos. Atualmente, o presidente é o desembargador José Evandro Nogueira Lima Filho que se reúne às quartas-feiras, a partir das 09h, na presença dos demais desembargadores Francisco Bezerra Cavalcante, André Luiz de Souza Costa, Djalma Teixeira Benevides e Francisco Jaime Medeiros Neto. A servidora Marina Figueiredo Braga é a secretária do colegiado.

As Câmaras de Direito Privado do TJCE julgam ações relativas a compromisso de compra e venda, cessão, promessa de cessão de direitos de compromissos e os demais feitos que, regidos pelo Direito Privado, não sejam da competência recursal de outras câmaras do Tribunal.

SAIBA MAIS
Uma vez por mês, sempre nas últimas segundas-feiras, às 9h, as magistradas e os magistrados que compõem essas quatro Câmaras constituem a Seção de Direito Privado do TJCE. No primeiro semestre, o colegiado julgou 90 processos. O desembargador Emanuel Leite Albuquerque está à frente dos trabalhos.

A Seção de Direito Privado é responsável pela análise de agravos regimentais; ação rescisória; impugnação ao valor da causa; conflito de competência e incidente de resolução de demandas repetitivas.

Todas as sessões de julgamento são disponibilizadas no canal do TJCE no YouTube. A divulgação periódica da produtividade dos órgãos colegiados do Tribunal de Justiça atende à política de transparência e eficiência do Judiciário estadual, subsidiando informações para planejamentos, organização e investimentos, e como prestação de contas para a sociedade.