Magistrado dos EUA conhece Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum de Fortaleza
- 1786 Visualizações
- 30-08-2017
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza recebeu, na tarde desta quarta-feira (30/08), visita do juiz norte-americano Randell Lee Wilkinson. Segundo a coordenadora do setor, juíza Jovina d’Avila Bordoni, o objetivo foi “proporcionar a troca de experiências e conhecimentos sobre os meios autocompositivos, em especial a mediação, praticados tanto no sistema norte-americano como no brasileiro”.
O magistrado conheceu as salas destinadas para conciliação e mediação, além das salas onde ocorrem as oficinas de parentalidade. Na ocasião, ele afirmou ter sido um grande privilégio conhecer o Cejusc. “Eu tenho visitado vários Cejusc em outros estados do Brasil. Percebi que a organização daqui é fabulosa, eu fiquei impressionado com tudo que está sendo feito. A juíza explicou tudo muito bem, todo o serviço realizado. Além disso, percebi algumas ideias daqui que podem ser levadas para os Estados Unidos”, destacou. Atualmente, o Cejusc conta com cerca de oito mediadores e seis conciliadores.
O juiz Sérgio Parente, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), acompanhou a visita e ressaltou a importância da troca de experiências entre magistrados de diferentes países. “A ideia é que a gente também tenha noção de como a mediação e a conciliação funciona nos Estados Unidos. Ele veio conhecer nossa estrutura para poder ter um maior conhecimento das nossas iniciativas, como por exemplo, as Oficiais de Pais e Filhos, e todo o contexto da realização das audiências iniciais em razão do novo Código de Processo Civil (CPC)”.
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são órgãos do Poder Judiciário responsáveis pela realização de audiências de conciliação e mediação. Atuam especificamente na solução de conflitos pré-processuais e processuais, além de possuir um setor de cidadania.
PALESTRA
O magistrado norte-americano profere, às 19h desta quinta-feira (31/08), a palestra “Mediação: uma Comparação dos Desafios e Benefícios nos Estados Unidos da América e no Brasil”. O evento ocorrerá no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
A palestra é destinada, principalmente, a magistrados do Judiciário estadual, bem como para profissionais do Direito que atuam na área de solução de conflitos. Com carga horária de 3h/a, o evento está sendo realizado pela Esmec em parceria com a organização mundial Ruben Clarck.