Livros jurídicos doados por juiz do TJCE triplicam acervo de Faculdade em Quixeramobim
- 1761 Visualizações
- 08-05-2024
Pensando em contribuir com a formação de estudantes de Direito, o juiz titular da 2ª Vara de Quixeramobim, Rogaciano Bezerra Leite Neto, fez a doação de 460 livros de sua biblioteca jurídica pessoal. O acervo foi entregue, nessa segunda-feira (06/05), para a Universidade Norte do Paraná (Unopar), que tem uma unidade na comarca, triplicando o acervo da instituição.
Há oito anos atuando no Sertão Central, o magistrado enfatizou que a região é “repleta de talentos e sedenta por oportunidades, que são, infelizmente, escassas. Na comarca onde atuo, há apenas uma faculdade de Direito e muitos alunos não têm condições financeiras. Vários deles se deslocam de cidades ainda mais carentes para assistir às aulas. E livro de Direito custa caro, muito caro”.
O magistrado destacou que “o conhecimento deveria ser a marca indelével a deixar no sertão, além da valorização da leitura, da educação, da ascensão social pelo estudo e da independência intelectual. Espero que os alunos evoluam e consigam o maior sucesso profissional possível na vida deles”.
Para o coordenador do curso de Direito e advogado, professor Marcos Vinícius, a doação se tornou algo “histórico para a faculdade. Agradeço em nome dos alunos, do corpo docente, da direção e dos funcionários por esse gesto”.
Recentemente, o magistrado passou nos concursos para os cargos de Advogado da União, na Advocacia-Geral da União (AGU), e de Juiz Federal, no Tribunal Regional da 3ª Região (TRF3), e deixará o Judiciário cearense.