Conteúdo da Notícia

Lançado projeto “60+ Viver com Dignidade”

Ouvir: Lançado projeto “60+ Viver com Dignidade”

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aderiu ao projeto “60+ Viver com Dignidade”, para a execução de políticas e atividades voltadas ao atendimento, promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, em conformidade com o Estatuto da Pessoa Idosa e a Política Nacional do Idoso. A ação foi lançada, nesta terça-feira (24/09), na Universidade de Fortaleza (Unifor), durante a abertura da 20ª Semana da Responsabilidade Social.

“Hoje estamos aqui celebrando esse termo de cooperação técnica, científica e cultural que tem tudo a ver com o bem-estar da população idosa”, destacou a desembargadora Lira Ramos de Oliveira, presidente da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI) do TJCE. A magistrada explicou que iniciativa partiu da CDPPI. A Comissão levou a ideia para Universidade de Fortaleza, que acolheu o projeto e fez a interlocução entre os parceiros para realização de seminários e cursos destinados à população idosa, fomentando a questão da responsabilidade social.

O reitor da Unifor, professor Randal Matins Pompeu, celebrou a parceria com o Judiciário. “Esse é mais um projeto com a força do Tribunal de Justiça que estaremos implantando aqui”. disse. A secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, ressaltou, durante sua palestra no evento, “a importância de o Tribunal de Justiça ter essa política [em favor da pessoa idosa] porque a capilaridade, perante todos os municípios, é enorme”. Ela acrescentou que “a desembargadora Lira está levantando a bandeira para que os juízes de todo o Estado entendam que essas leis têm de ser obedecidas”.

Também participam do projeto o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o Governo do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza, da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).