Lançado livro que reúne textos literários de integrantes do Clube de Leitura Amélia Beviláqua
- 687 Visualizações
- 18-12-2023
O Clube de Leitura Amélia Beviláqua lançou o livro “O Sol que Nasce em Mim & outros textos”, na última sexta-feira (15/12). A obra reúne textos produzidos por colaboradores e colaboradoras do Judiciário cearense que participaram de Oficina de Escrita Criativa, uma das atividades do Clube.
Criado em 2021, o Clube tem funcionado com turmas básicas e avançadas de estudos literários, ministradas por servidores(as) convidados(as), com notório saber sobre os gêneros abordados. O objetivo é incentivar nos(as) colaboradores(as) o gosto pela apreciação de obras literárias, reconhecendo nelas fontes de enriquecimento cultural e de leitura da realidade, explorando as correlações entre literatura e cotidiano.
A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda, falou da importância desse projeto. “O Clube de Leitura Amélia Beviláqua é uma criação da juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, foi desenvolvido na gestão dela. E eu acho que foi um dos muitos projetos maravilhosos que ela criou aqui no Fórum. A gente está dando continuidade exatamente por entender que é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, não só enquanto trabalhador e servidor público, mas considerado em todas as suas potencialidades e habilidades”, disse.
A servidora da 11ª Vara Criminal do FCB, Ana Claudia Távora Pereira, foi uma das escritoras do livro e agradeceu a continuidade do projeto que tanto lhe inspira. “A língua portuguesa, como a gente comenta sempre, é o nosso material de trabalho. Então achei bastante louvável essa ideia, porque possibilita a gente ver as coisas sob um outro olhar. Estou muito honrada em participar desse clube.”
Outro participante, o servidor da Vara Única da Comarca de Iracema, Carlos Holanda Oliveira, conta por que é tão especial para ele ter esse livro publicado. “Para mim, eu só tenho a agradecer pelos idealizadores, sempre foi um sonho meu escrever alguma coisa e ver publicada. Embora eu já tenha alguma publicação, essa, para mim, foi especial, porque eu participei dessa turma online, dessa oficina, e aprendi muito. E, inclusive, sugiro às pessoas que, mesmo que não gostem muito de leitura ou de escrita, façam um esforço, porque os benefícios são inúmeros, é engrandecedor”.
O título do livro foi inspirado no espetáculo “O Sol que Nasce em Mim”, realizado no projeto Pôr do Sol Cultural, por Rafaela Mota, professora e mediadora de conflitos do TJCE, e aborda a liberdade literária e criativa como forma de narrar histórias e expressar sentimentos e emoções. Clique aqui para acessar o livro em PDF.