Conteúdo da Notícia

Justiça suspende provas de concurso no Município de Barbalha marcadas para este fim de semana

Justiça suspende provas de concurso no Município de Barbalha marcadas para este fim de semana

Ouvir: Justiça suspende provas de concurso no Município de Barbalha marcadas para este fim de semana

A juíza Alexsandra Lacerda Batista Brito, em respondência pela 3ª Vara da Comarca de Barbalha, suspendeu a aplicação de provas de concurso público no Município de Barbalha, que ocorreria neste fim de semana (24 e 25/11). A magistrada destacou que a realização do certame nos moldes em que se encontra “pode acarretar grave e irreparável dano à legalidade administrativa”. Ela fixou multa no valor de R$ 5 mil por dia, em caso de descumprimento da decisão.
A medida atende a pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE), que alegou irregularidades em relação a indeferimentos injustificados de pedidos de isenção do pagamento de taxa de inscrição; a existência de cargo com exigência de nível médio, mas com atribuições de nível superior; e a ausência de vagas para pessoas com deficiência.
Após a constatação dos problemas, o Município firmou Termo de Ajustamento de Conduta no qual se comprometeria a sanar as irregularidades e a informar ao MPCE sobre qualquer modificação no edital. Contudo, o ente público não teria corrigido as falhas.
A juíza explicou que as provas apresentadas indicam “que as irregularidades apontadas não foram sanadas”. Dessa forma ela entendeu ser necessária a “adoção de medida apta a afastar a situação de lesividade, privilegiando-se o interesse público”. A suspensão vale enquanto não forem sanados as irregularidades.
Ainda na decisão, proferida nessa quarta-feira (21/11), a magistrada citou o Município para apresentação de contestação.