Justiça prepara o dia das eleições
- 704 Visualizações
- 13-12-2010
11.12.2010 política
Está quase tudo pronto para a realização da eleição, marcada para o próximo dia 19, que vai escolher o novo prefeito do município de Santa Quitéria, que fica a 222 km de Fortaleza. Em outubro, a Justiça Eleitoral afastou Francisco das Chagas Mesquita (PSDB), então prefeito da cidade, e seu vice, Eduardo Sobral Monte e Silva. Eles foram condenados por compra de votos e abuso de poder econômico.
Segundo o promotor auxiliar de Santa Quitéria, Daniel Guerra Alves, os registro das candidaturas já foram feitos e a Receita Federal, em parceria com a Justiça Eleitoral, já está controlando os gastos da campanha. Além disso, 498 mesários já foram convocados para as 123 sessões da cidade, 20 policiais estão à disposição da Justiça, e as 140 urnas necessárias para o processo eleitoral chegam hoje. A instalação dos programas de captação dos votos acontece entre os dias 16 e 17 deste mês.
Sobre a campanha, ele afirma que ela vem ocorrendo em clima de tranquilidade. Apesar das denúncias, nenhum crime eleitoral foi comprovado até agora.
O único incômodo trazido pelos candidatos era o abuso de fogos de artifícios. Por isso, foi assinado um termo de ajuste de conduta para frear a prática.
Concorrem ao cargo Fabiano Lobo (PMDB), derrotado nas eleições de 2008 ? ele tem como vice-prefeito o empresário José Braga Barroso -, e José Francisco de Paiva (PSDB), vereador que é ligado ao prefeito afastado. Ele tem como vice na sua chapa o ex-vereador Francisco Anacélio Ferreira Rodrigues. (Ítalo Coriolano)