Justiça ininterrupta: programa de TV mostra atuação das unidades do Judiciário cearense após incêndio
- 1367 Visualizações
- 08-11-2021
A capacidade de reação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ao incêndio que atingiu parte do prédio, no Cambeba, no dia 6 de setembro deste ano, é assunto do programa “Judiciário em Evidência”, segundo colocado no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2021. A edição traz exemplos da união de esforços entre servidores e magistrados para continuar o trabalho, evitando qualquer prejuízo ao cidadão.
A reportagem acompanhou ainda as atividades da Gestão do Tribunal, que tem à frente a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente da instituição. As equipes mostram que os julgamentos não foram interrompidos, nem mesmo no dia do sinistro, apesar do susto e dos prejuízos materiais.
Um dos processos julgados foi o do aposentado Manoel Coração de Leão, de 93 anos de idade, pela 3ª Câmara de Direito Público. Com problemas de saúde, ele pediu, judicialmente, o fornecimento de fraldas descartáveis por parte do município onde mora. A decisão, favorável, foi comemorada pela família dele. “Ele é um aposentado, apenas com um salário. E essas fraldas chegam em boa hora. Graças a Deus, desde quando foi dada entrada [na ação], não teve nenhum problema”, disse Maria Luzia Leão, filha do senhor Manoel.
Além de Fortaleza, o programa de TV foi ao interior do Ceará acompanhar a agenda da Presidência para melhorar os serviços ao cidadão. Na Região do Cariri, houve reuniões com juízes e servidores e visitas aos Fóruns de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar), à Secretaria Regional do Crajubar ao Juizado da Mulher de Juazeiro.
A servidora Francisca Paula Avelino, da Comarca de Aurora, destacou que “os números mostram que nós estamos produzindo mais, rendendo muito mais, e que a gente só ganhou, apesar de o momento ser difícil. Prova que somos capazes de, nesses momentos difíceis, conseguir trabalhar e elevar os números da nossa produtividade, primando sempre pela eficiência dos trabalhos. Esse é o ponto de partida da nossa presidente, é o marco da sua Gestão, é tornar o Judiciário humanizado”.
Já na Comarca de Santa Quitéria, distante cerca de 220 km de Fortaleza, o TJCE entregou o novo Fórum à população. “Eu acho que a importância é para ampliar. O pessoal, que precisar de um atendimento, ser melhor recebido, acolhido. Então, esse Fórum veio pra adicionar à cidade”, destacou a tecnóloga em Saneamento Ambiental Ana Paula Martins, moradora do Município.
ONDE ASSISTIR
TV Fortaleza (canal 7.2): segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h)
Canal FDR (canal 48.1): quartas (18h30)
TV Ceará (canal 5.1): domingos (14h30)
TV Assembleia (canais 7.3 e 31.1): domingos (20h) e sextas (20h20)
YouTube: @tjceoficial