Justiça estadual realiza mais de 5,2 mil audiências virtuais na Semana da Conciliação
- 1427 Visualizações
- 22-11-2021
Um total de 5.293 audiências virtuais foram realizadas nos cinco dias da XVI Edição da Semana Nacional da Conciliação no Judiciário cearense, que ocorreu de 8 a 12 de novembro. Deste total, 1.101 foram efetivamente feitas em unidades de Fortaleza e 4.192 no Interior. A mobilização incluiu demandas judicializadas de 1º e 2º Graus e também conflitos em fase pré-processual.
A estatística também aponta um percentual de 38,78% (427) de acordos conciliatórios obtidos na Capital e 26,74% (1.121) no Interior. “Os acordos são sempre muito importantes, seja na fase processual ou na pré-processual. Mas quero destacar aqui a pré-processual, pois o cidadão encerra rapidamente o conflito de forma pacífica; por outro lado, contribui para reduzir a demanda no Judiciário, ou seja, todos saem ganhando”, destacou a juíza Ana Kayrena da Silva Freitas, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec- TJCE), ao reforçar que atualmente as conciliações estão ocorrendo o ano inteiro.
Ainda conforme os dados, essa edição registrou um número maior de agendamentos de audiências, se comparado à edição passada. Neste ano, foram agendadas 8.969 oitivas em todo o Estado. Já em 2020, o total registrado foi de 7.691.
Participaram da mobilização os 41 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), além das varas de competência cível (Família e Juizados Especiais Cíveis) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE).
A força-tarefa também contou com palestras com o intuito de fortalecer a solução pacífica dos conflitos. As apresentações estão disponíveis no canal do Tribunal de Justiça do Ceará no YouTube.
FIQUE POR DENTRO
A Semana da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorre anualmente em parceria com os Tribunais de Justiça de todo o País. Quem não se inscreveu no esforço concentrado pode procurar a unidade onde tramita a ação e solicitar o agendamento de audiência de mediação ou conciliação a qualquer momento. Também é possível utilizar a ferramenta “Quero Conciliar”, disponível no portal do TJCE. Nos casos em que não exista um processo judicial (conciliações pré-processuais), os interessados devem solicitar o agendamento de audiência em um Cejusc.