Justiça estadual inaugura duas extensões do Centro Judiciário de Solução de Conflitos na Unichristus
- 1304 Visualizações
- 07-05-2024
Mais duas Extensões do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Pré-Processual de Fortaleza foram instaladas, nesta terça-feira (07/05), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes. As unidades ficam nos Núcleos de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Christus (Unichristus), sendo uma localizada na sede Dom Luís e outra na da Parquelândia.
Para o chefe do Poder Judiciário estadual, a inauguração de mais duas unidades reforça o compromisso assumido por ele em sua posse, de aumentar as parcerias interinstitucionais. “Quem mais ganha é a sociedade, e é para isso que estamos aqui, para atendê-la e servi-la”, destacou o desembargador Abelardo Benevides Moraes.
Com essas novas Extensões do Cejusc, a Comarca de Fortaleza passa a contar com 10 unidades voltadas a facilitar a resolução pacífica dos conflitos na área pré-processual. As sessões são conduzidas por mediadores e/ou conciliadores, e, havendo acordo, é feita a homologação pelo Poder Judiciário.
Além da Unichristus, são parceiras do TJCE a Assembleia Legislativa do Estado, a Defensoria Pública, a Regional II, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), a Faculdade de Ciências e Tecnologias do Nordeste (Facine), a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro Universitário Farias Brito (FBUNI) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Outras 11 Extensões do Cejusc Pré-Processual estão em funcionamento no Interior.
Durante as inaugurações, a coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Christus, Andreia da Silva Costa, refletiu sobre a importância das práticas pré-processuais e ressaltou a necessidade de os alunos terem contato com elas. “Ao estabelecermos essa parceria, nós não estamos apenas criando oportunidades de aprendizado para os nossos alunos, mas também abrindo novas portas para os cidadãos em busca de Justiça”.
A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal, desembargadora Vanja Fontenele Pontes, também participou das solenidades e salientou a alegria em saber que os estudantes terão contado com a mediação e a conciliação ainda no meio acadêmico. “Na minha época de faculdade, não tive a oportunidade que esses alunos estão tendo. Vocês participarão da modernização do Poder Judiciário e que bom podermos ver e colaborar para isso acontecer”.
SAIBA MAIS
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação. Também desenvolvem programas para auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. Cada Cejusc deve obrigatoriamente abranger setor de solução de conflitos pré-processual.