Justiça estadual abre credenciamento para julgamento do caso Curió
- 9307 Visualizações
- 05-06-2023
A Justiça do Ceará levará a julgamento, no próximo dia 20 de junho, às 9h, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, os primeiros quatro acusados do caso conhecido popularmente como “Chacina do Curió”. Para fins de organização, a partir desta segunda-feira (05/06), os interessados em acompanhar a sessão, que devem ser maiores de 18 anos, precisam fazer o credenciamento informando nome completo, CPF, data de nascimento, filiação e telefone. Mesmo sendo um pré-requisito, o credenciamento não garante o acesso ao local, tendo em vista que a entrada no salão estará sujeita à capacidade do espaço e a prioridade será por ordem de chegada.
Atualização (12/06/2023 12h33): O cadastro foi suspenso ao atingir o limite máximo de inscritos.
Além deste primeiro júri, que estreia a série de julgamentos do caso que reúne, ao todo, 30 réus, outros 16 acusados estão previstos, até o momento, para irem a julgamento em duas outras sessões que devem ocorrer em agosto e em setembro, sendo oito em cada uma delas.
Na medida em que o restante dos acusados se tornarem aptos a irem a julgamento, novas datas serão designadas para que o corpo de jurados decida se eles são culpados ou inocentes pelos crimes que deixaram 11 vítimas fatais na noite de 11 de novembro e madrugada do dia 12, do ano de 2015, na região da Grande Messejana, na Capital.
O caso é de alta complexidade pela quantidade de réus envolvidos (que no início somavam 44). A Justiça então proferiu decisão de pronúncia para 34 réus e impronunciou os outros 10 por ausência nos autos de indícios suficientes de autoria ou de participação. Do total de pronunciados, três tiveram o declínio de competência para a Vara de Auditoria Militar e um outro faleceu durante a tramitação. Restando, portanto, 30 acusados. O processo, que possui mais de 13 mil páginas, foi divido em três para dar maior agilidade ao julgamento.
ORIENTAÇÕES PARA O DIA DO JULGAMENTO
Todas as pessoas que acompanharão a sessão devem deixar o celular desligado ao adentrar no salão. Não serão permitidas gravações de imagens, áudio ou qualquer outro registro do julgamento. Além disso, será obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.
CREDENCIAMENTO DA IMPRENSA
Os profissionais da imprensa que desejam acompanhar o julgamento também devem fazer o credenciamento junto à Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça (TJCE), informando nome completo, CPF, telefone, veículo (jornal, TV, blog, site) e a respectiva função. Tendo em vista a capacidade do local, será estabelecido sistema de rodízio para a entrada ao salão, seguindo as mesmas instruções para o público em geral (proibição de uso de celular e de registros dentro do espaço). Fotos, vídeos e áudios de momentos do julgamento ficarão a cargo da Assessoria de Comunicação do TJCE.