Conteúdo da Notícia

Justiça do Ceará inaugura mais três Extensões do Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Fortaleza

Ouvir: Justiça do Ceará inaugura mais três Extensões do Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Fortaleza

O Poder Judiciário cearense inaugurou, nesta terça-feira (27/08), mais três extensões do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Pré-Processual de Fortaleza. Com a iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o Centro Universitário Estácio do Ceará, a população poderá acessar os serviços nas unidades localizadas no Centro, na Parangaba e na sede da Via Corpvs.

“Essa inauguração nos deixa muito felizes e muito gratificados pois estamos disseminando uma nova metodologia para as soluções de conflito. As sentenças, as decisões judiciais, sempre existirão, até porque nós somos seres humanos e vamos precisar delas, mas muitos dos conflitos que esgarçam as relações entre as pessoas podem e devem ser resolvidos de outra forma. É isso que estamos trazendo através dessa parceria”, afirmou a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Vanja Fontenele Pontes.

 

Equipe do Poder Judiciário visita instalações da Extensão do Cejusc

 

Na ocasião, o reitor da Estácio, professor Vinicius Ribeiro Pereira, ressaltou a importância da parceria com o Poder Judiciário, que possibilita não só o crescimento dos alunos do curso de Direito, como também beneficia a comunidade local. “A gente está celebrando aqui a confiança do Poder Judiciário em nós. Hoje, vocês alunos, começam uma nova jornada com novas experiências dentro da sua formação acadêmica. Que vocês saiam daqui profissionais humanizados e que consigam na sociedade promover a Justiça”.

A professora Rackel Viana de Barros Nogueira, gestora do Campus Via Corpvs, reforçou o desejo de ampliar a cooperação com o Judiciário cearense “Muito nos honra firmar esta parceria que é proporcionada pelo forte senso de Justiça a ser levada para a sociedade. Agradeço profundamente a colaboração e que possamos, no futuro, ampliar essa parceria”.

 

Salas já estão preparadas para receber a população

 

Participaram da inauguração a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda; a coordenadora do Nupemec, juíza Ana Paula Feitosa; a coordenadora do Cejusc de Fortaleza, juíza Ana Carolina Montenegro Cavalcanti; e os coordenadores adjuntos do Centro Judiciário, juíza Leopoldina Andrade Fernandes e juiz Wildenberg Ferreira.

Também participaram o procurador titular da 29ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, Naelson Barros Marques Júnior; a defensora pública e supervisora das Defensorias Públicas das Instituições de Ensino Superior e dos Juizados Especiais de Fortaleza, Silvana Matos Feitoza; e o coordenador do curso de Direito da Estácio Via Corpvs, professor Márcio Gabriel Plastina Júnior.

 

A solenidade foi realizada na sede Via Corpvs

 

OUTRAS EXTENSÕES DO CEJUSC PRÉ-PROCESSUAL
Com essa nova Extensão, a Comarca de Fortaleza passa a contar com 13 unidades voltadas a facilitar a resolução pacífica dos conflitos na área pré-processual. As sessões são conduzidas por mediadores e/ou conciliadores, e, havendo acordo, é feita a homologação pela Justiça.

Além da Estácio, são parceiras do TJCE a Assembleia Legislativa do Estado, a Defensoria Pública, a Regional II, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), a Faculdade de Ciências e Tecnologias do Nordeste (Facine), a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro Universitário Farias Brito (FBUNI), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Centro Universitário Christus (Unichristus).

Outras 13 Extensões do Cejusc Pré-Processual estão em funcionamento no Interior, além de uma unidade destinada à promoção de soluções pacíficas de conflitos envolvendo a saúde pública e suplementar, o Cejusc Saúde, que funciona no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), na Capital.

SAIBA MAIS
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação. Também desenvolvem programas para auxiliar, orientar e estimular a autocomposição. Cada Cejusc deve obrigatoriamente abranger setor de solução de conflitos pré-processual.