Justiça do Ceará celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades de conscientização
- 2233 Visualizações
- 05-06-2024
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) deu início, nesta quarta-feira (05/06), às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). Além de marcar a data, o evento é mais um esforço de conscientização para reforçar o compromisso do Judiciário cearense com a preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis para a promoção de um futuro melhor.
A programação da Semana do Meio Ambiente foi aberta pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes. Durante o evento foram ressaltados os avanços já conquistados pela Justiça estadual nesse âmbito, como a redução de 62% na quantidade de impressões, a diminuição de 13% no número de copos descartáveis utilizados e a queda de 9% no uso de combustível no comparativo entre os anos de 2023 e 2019. Ao longo desse período de cinco anos, o Judiciário doou quase 77 toneladas de material para reciclagem.
“A natureza precisa ser preservada e o Poder Judiciário mostra sua preocupação quando busca conscientizar cada servidor. Há 5 anos não consumimos água mineral em garrafas pequenas, apenas em garrafões retornáveis, incentivamos os servidores a trazerem suas próprias garrafas para reduzir a utilização de copos plásticos e também já avançamos muito com a virtualização dos processos, diminuindo a quantidade de papel”, exemplificou a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Socioambiental do TJCE.
A desembargadora Silvia Soares de Sá Nóbrega, que integra o Núcleo, acredita que eventos como este são importantes para lembrar a relevância do meio ambiente na vida de cada pessoa. “A data é universal e, para que isso aconteça em todos os setores, o Poder Judiciário também se reveste dessa função de mostrar para a sociedade sobre a necessidade de trabalhar o meio ambiente. A natureza é a nossa mãe e, se a gente não cuidar, um dia a cobrança pode vir de uma forma que não queremos que aconteça”, pontuou.
Outra componente do Núcleo Socioambiental é a desembargadora Jane Ruth Maia de Queiroga, que destacou a necessidade de um esforço contínuo de conscientização. “O meio ambiente não é só sobre as árvores, é sobre o que você pode fazer na sua casa, economizando os recursos naturais, principalmente a água, que ainda é tão desperdiçada. Tudo isso passa despercebido e, quando o mundo todo se junta para comemorar o meio ambiente, faz com que percebamos mais sobre o que nós estamos fazendo para contribuir. É como se fosse uma renovação de compromisso”, afirmou.
A desembargadora Vanja Fontenele Pontes, que é supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda, também prestigiaram a solenidade, bem como outras juízas e juízes, servidoras e servidores do TJCE. Na ocasião, foi anunciado que o Fórum Clóvis Beviláqua será iluminado com a cor verde até o fim desta semana, em alusão ao período.
MEIO AMBIENTE
As comemorações do dia especial iniciaram pela manhã, na Creche-Escola do Poder Judiciário, com uma exposição de desenhos e brinquedos feitos com material reciclado. “Eu acho muito importante trazer isso para as crianças trabalharem, para que as novas gerações, desde cedo, tenham essa consciência ambiental”, defendeu a coordenadora da instituição de ensino, Erlane Sousa Farias. As crianças ainda participaram de uma dinâmica de plantio de mudas, na qual cada uma pôde cultivar uma planta na horta da creche, simbolizando o compromisso com a natureza e o futuro do planeta.
O estímulo para o contato com o meio ambiente continuou no FCB, com a distribuição de mudas para servidoras, servidores e demais colaboradoras e colaboradores da Justiça. “Para mim, é importante saber que o Tribunal está envolvido com esse tema. Precisamos preservar o ambiente em que vivemos para promover o bem-estar das gerações futuras”, contou a servidora Maria de Fatima Castro Cordeiro, uma das participantes do evento a serem presenteadas com uma planta.
ARTE SUSTENTÁVEL
Até a próxima sexta-feira (07/06), colaboradoras e colaboradores da Justiça terão acesso a uma feira de artesanato no hall do FCB. O espaço conta com a exposição de trabalhos feitos por iniciativas de economia criativa, que trabalham a arte sustentável e a inclusão social. Um deles é o “Vozes da Liberdade”, que promove a ressocialização de mulheres egressas do sistema prisional por meio de capacitação para inserção no mercado de trabalho, ensinamentos sobre a cultura de paz e produção de peças artesanais. “A arte liberta. A gente vê que quando as pessoas fazem essas lindas peças, isso as transforma muito”, destaca Cleide Maria da Ponte, coordenadora do projeto.
O “Reciclocidades”, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), também participa da exposição no Fórum, mostrando que resíduos sólidos podem ser reutilizados e transformados em novos produtos que geram renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. “A gente pega o resíduo que ia ser jogado fora e ensina elas a fazerem artesanato. Isso é comercializado e toda a renda é convertida para essas mulheres”, detalha a técnica social do programa, Suênia Amorim, lembrando que o projeto, atualmente, funciona em parceria com o 1º Juizado da Mulher de Fortaleza. Além desses, estão sendo expostos os produtos feitos pela Associação Giro Social, pelo Instituto Consolidária e a Associação Agentes Ambientais Rosa Virgínia.