Justiça condena a 12 anos de prisão acusados de tráfico interestadual de drogas
- 768 Visualizações
- 11-09-2015
Os réus Carlos Alberto Ávila e Roberto Ferreira de Almeida foram condenados, cada um, a 12 anos de prisão por tráfico de 116,2 kg de cocaína. A decisão é do juiz Daniel Carvalho Carneiro, atuando pela Vara Única de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O magistrado destacou que os réus “transportavam mais de cem quilos de cocaína, contando com todo um aparato de uma organização criminosa responsável pela aquisição e acondicionamento da droga em espaço reservado para mercadorias da empresa de ônibus, o que evidencia assim um maior risco à ordem pública”.
Conforme denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), em 24 de novembro de 2014, a dupla foi presa após abordagem realizada por policiais rodoviários federais em ônibus que vinha da cidade de Belém, no Pará. Ao revistar as bagagens dos dois, os agentes encontram 109 tabletes de cocaína, totalizando 116,2 kg. A droga seria entregue em Fortaleza.
Em depoimentos, Carlos Alberto e Roberto Ferreira negaram se conhecer e que eram donos das drogas. Após investigação, ficou provado que os dois residiam no Município de Jaru, em Rondônia. Também foi apurado que as passagens tinham número de registro em sequência e foram compradas no mesmo dia, com os assentos ao lado.
Ao julgar o caso, nessa quinta-feira (10/09), os dois foram condenados a 12 anos de prisão, inicialmente em regime fechado. Para o juiz, o tráfico interestadual ficou caracterizado porque o crime “foi praticado entre, ao menos, três estados da Federação, considerando que os réus residiam em Rondônia, apanharam o ônibus no Pará, com o destino ao Ceará”.