Jurista cearense em órgão de cúpula internacional: Cesar Asfor Rocha eleito presidente em Madrid
- 873 Visualizações
- 07-05-2009
07.05.09
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, foi eleito ontem (06/05), em Madri, por aclamação, presidente de novo órgão de cúpula do Judiciário que reúne instituições de 41 países europeus e latino-americanos. O mandato é de quatro anos.
O órgão tem por objetivo estabelecer estratégia comum de atuação do Judiciário desses países e contribuir para aumentar o acesso à Justiça e a transparência do Judiciário. Buscará estabelecer a cooperação jurídica internacional, fortalecer a comunicação institucional e implementar padrões éticos para o Judiciário.Também deverá combater o crime organizado e à corrupção.
A eleição aconteceu no encerramento da sessão plenária de instalação da Comissão Conjunta de Trabalho da Cúpula Judicial Ibero-Americana e da Rede Européia de Conselhos de Justiça, com a presença do presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Espanha, ministros de Estado, do embaixador do Brasil na Espanha, Paulo Cesar de Oliveira Campos, e de embaixadores de diversos países. ?É o reconhecimento do alto conceito que o Judiciário brasileiro desfruta no exterior?, disse o ministro Cesar Asfor Rocha, logo após ter sido eleito.