Juíza profere palestra sobre “Deveres dos Adolescentes” para alunos de escola municipal
- 1204 Visualizações
- 22-05-2015
A juíza Maria das Graças Almeida de Quental, titular da Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza, proferiu palestra sobre “Deveres dos Adolescentes” para 180 alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa, localizada no bairro Serviluz, na Capital. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (22/05), na quadra da instituição de ensino.
A magistrada falou sobre os principais deveres dos adolescentes e ouviu as dúvidas dos estudantes. “O dever principal é o respeito, a obediência e a solidariedade. Eles não podem transigir, exorbitar e desrespeitar o próximo, seja a mãe, o pai ou outra pessoa mais velha”.
Para o diretor da escola, Luiz Carlos Mota da Silva, o tema abordado foi muito importante para reforçar o conceito de responsabilidade que os adolescentes têm. “É muito importante eles [alunos] entenderem que, também como cidadãos, têm deveres a cumprir, e mesmo sendo alunos com idades de 8 a 14 anos, já cabe despertar neles o conceito de responsabilidade, de fazer o que é correto e prestar atenção nos conselhos dados pelos pais e professor”.
Luiz Carlos também destacou que a iniciativa do TJCE é fundamental para que os estudantes percebam que são motivos de atenção por parte de entidades públicas. “Muitas vezes, as pessoas acham que os alunos da periferia não têm atenção, então, quando a Justiça se manifesta vindo até a escola, se aproximando, eles percebem que são lembrados”.
A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania” do Tribunal de Justiça do Ceará. Além das palestras realizada em escolas, o programa promove visitas ao Palácio da Justiça. Lá os visitantes conhecem um pouco da história da Justiça estadual e a rotina de funcionamento do Tribunal.
Escolas interessadas em agendar visita, devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial através dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.