Juíza destaca papel social do Judiciário durante Fórum de Sustentabilidade
- 804 Visualizações
- 16-10-2015
A juíza Maria das Graças Almeida de Quental, titular da Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza (Vepah), proferiu palestra, nesta sexta-feira (16/10), durante o Fórum Instituto de Educação Portal (IEP) de Sustentabilidade, realizado no Centro de Eventos do Ceará.
A magistrada apresentou o tema “Responsabilidade Social do Poder Judiciário”, enfocando o trabalho desenvolvido pela Vepah, que é voltado para ressocialização, inclusão e respeito à dignidade de apenados. “Trabalhamos tanto a parte jurisdicional como a social, com o juiz saindo do gabinete para tratar da ressocialização, que engloba capacitação, escolarização e trabalho”, explicou.
Graça Quental ressaltou que “a maior sustentabilidade está no ser humano, que necessita ser cuidado para termos um mundo melhor. Precisamos fazer o possível para os direitos fundamentais serem respeitados”.
Na abertura do Fórum, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema do Vale, foi uma das homenageadas com a comenda “Transformado Vidas”, pelo trabalho social realizado à frente do Judiciário cearense. A juíza recebeu o prêmio em nome da desembargadora.
O IEP é uma organização da sociedade civil que objetiva fomentar a inclusão econômica, social e cultural de jovens, por meio de programa continuado de educação e formação profissional.