Conteúdo da Notícia

Juíza Ana Cristina Esmeraldo é convidada para dirigir Fórum Clóvis Beviláqua a partir de fevereiro

Juíza Ana Cristina Esmeraldo é convidada para dirigir Fórum Clóvis Beviláqua a partir de fevereiro

Ouvir: Juíza Ana Cristina Esmeraldo é convidada para dirigir Fórum Clóvis Beviláqua a partir de fevereiro

A juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo foi convidada para comandar o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), durante o biênio fevereiro 2019/janeiro 2021. O convite é do presidente eleito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, atual vice-presidente, que assume a Presidência da Corte em 31 de janeiro de 2019.
Atualmente diretora do Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira, Ana Cristina Esmeraldo terá o desafio de administrar o FCB, considerado o maior prédio público horizontal da América Latina. Na Comarca de Fortaleza, existem 125 varas distribuídas em 15 especialidades. Também possui 20 Juizados Especiais Cíveis, quatro Juizados Criminais e um Juizado da Mulher.
O atual diretor do FCB é o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, que fica na função até janeiro de 2019. Ele foi indicado pelo presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, no cargo desde janeiro de 2017.
PERFIL
Ana Cristina Esmeraldo tem graduação em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e especialização pela mesma Universidade, além de Curso de Aperfeiçoamento em Administração Judiciária, pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ingressou na magistratura cearense em 1994, na Comarca de Aracoiaba. No ano de 1997, foi promovida para o Juizado Especial do Crato. Em 2005, permutou para 2ª Vara de Pacajus e, em 2009, foi promovida para Comarca de Fortaleza, inicialmente como juíza auxiliar. Depois, teve aprovada remoção para titularidade da 12ª Vara de Execução Fiscal. Desde setembro de 2016, por transformação da referida unidade judiciária, assumiu a titularidade da 3ª Turma Recursal.
Com atividades cumulativas, integrou e coordenou o Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais; integrou o Grupo de Trabalho de Sistemas de Gestão Processual de 1º Grau, compondo o Grupo Permanente de Magistrados; foi juíza auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça e, ainda, designada membro da Comissão Interinstitucional Permanente para o Processo Eletrônico no Estado do Ceará. Atuou, na gestão 2013/2015, como juíza distribuidora do Fórum Clóvis Beviláqua e, atualmente, é diretora do Fórum das Turmas Recursais. Atualmente, integra a primeira turma do curso de MBA em Direito: Gestão Pública,  na Esmec.