Juiz profere palestra sobre conciliação para estudantes do bairro Mondubim
- 1217 Visualizações
- 25-08-2015
O juiz Benedito Helder Afonso Ibiapina, titular da 16ª Vara Cível de Fortaleza, proferiu a palestra “A Conciliação como Forma Rápida e Eficaz de Resolver os Conflitos” para alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cassimiro Montenegro, localizada no bairro Mondubim, na Capital. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (25/08), no auditório da instituição.
O magistrado falou para cerca de 130 estudantes, do 8º e 9º ano, sobre o significado da palavra conflito, as vantagens de conciliar e as desvantagens dos desentendimentos. Também destacou a importância da conciliação nos dias atuais. “Vivemos em um mundo de muitos conflitos e precisamos disseminar a cultura de paz na sociedade”.
Ao encerrar, o juiz desejou que o conhecimento transmitido sirva para o crescimento da vida profissional e pessoal dos jovens. Ele concluiu a explanação recitando uma poesia sobre conciliação de sua autoria.
Segundo a diretora da escola, Regina Maria de Oliveira, o assunto abordado já é utilizado pela instituição. “Trazemos a conciliação para a escola, como método de resolver problemas que acontecem dentro das salas de aula, e na própria família dos alunos. Nós chamamos as partes e tentamos resolver com uma conversa”, explicou a diretora.
Ela disse ainda que o tema foi muito esclarecedor e uma oportunidade única de aproximar a escola do Judiciário. “Pretendemos agendar uma visita ao Tribunal de Justiça para complementar esse trabalho de aproximação que teve inicio hoje”.
A aluna Paula Lilian Pereira, do 9º ano, reconheceu que aprendeu muito com a temática apresentada. “Se as pessoas usassem esse conceito, talvez vivêssemos em uma sociedade melhor”.
Ao final, a escola foi presenteada com um exemplar do livro 140 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania” do Judiciário cearense. Além das palestras em escolas, o programa também promove visitas ao Palácio da Justiça.
Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.