Juiz graduado em mestrado com bolsa do TJCE apresenta resultados de tese sobre adoção
- 1006 Visualizações
- 24-05-2024
As parcerias firmadas pelo Judiciário estadual estão resultando em benefícios para a sociedade. Nesta sexta-feira (24/05), o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu o juiz Bruno dos Anjos, do 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Sobral, que acaba de se graduar como mestre em Direito e Gestão de Conflitos por meio de uma bolsa que é fruto de cooperação com a Universidade de Fortaleza (Unifor).
A tese do mestrado se pautou em um mapeamento sobre as iniciativas de busca ativa no âmbito da adoção que são desenvolvidas pelos estados brasileiros. A partir disso, o juiz listou uma série de melhorias a serem implementadas que podem ajudar a melhorar o cenário no Ceará.
Entre elas, há, por exemplo, a utilização de estratégias voltadas para a ampliação do perfil das crianças a serem adotadas pelos pretendentes. “Pensamos em melhorar a conversa com os futuros pais, dando ênfase em quem pode resolver o problema. Essa foi a linha de pesquisa”, detalhou Bruno dos Anjos. Agora, os resultados do trabalho serão analisados pelo TJCE.
Durante o encontro, o magistrado destacou a importância do mestrado profissional como ferramenta de intervenção social. “Eu atuei como juiz da Infância e Juventude e tive contato com o problema. Durante o trabalho, é difícil parar para pensar em como resolver uma questão estrutural. No mestrado, a gente consegue fazer isso, e, se não fosse a bolsa do TJCE, eu não iria conseguir”, explicou.
Além do juiz e do presidente do TJCE, participaram da reunião as professoras Ana Carla Harmatiuk e Clarissa Sampaio, da Unifor.
ADOÇÃO
Marcado como o Dia Nacional da Adoção, o 25 de maio é uma data destinada à conscientização da sociedade sobre a importância da adoção. No TJCE, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) desenvolve uma série de ações com foco em esclarecer dúvidas sobre o processo e estimular o ato que, para muitas crianças e adolescentes, significa uma nova oportunidade de ter uma família.
PARCERIA
A colaboração entre a Justiça do Ceará e a Universidade de Fortaleza é recorrente, com descontos para servidoras, servidores, magistrados e magistradas que fizerem cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de bolsas de estudo para Mestrado e Doutorado, que são concedidas mediante seleção. O 23º Juizado Especial Cível também funciona na Unifor, facilitando o acesso da população e viabilizando a prática jurídica aos alunos.
Mas a parceria vai além do âmbito educacional. No ano passado, um outro convênio possibilitou que sessões de julgamento do júri com réus que respondem a processos em liberdade acontecessem na Unifor em decorrência de reformas que estão sendo realizadas nos salões do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).