Juiz de Maracanaú participa de encontro com indústrias para expandir projeto “Paz no Lar”
- 1517 Visualizações
- 26-06-2018
O juiz César Morel Alcântara, titular da 3ª Vara Criminal de Maracanaú, vai apresentar, nesta quinta-feira (28/06), o projeto “Paz no Lar”, que atende a vítimas de violência doméstica, a industriais e empresários durante o Encontro de Gestores de RH, promovido pela Associação Empresarial de Indústrias (Aedi). A apresentação ocorre às 9h, no Clube da Parceria Sesi, no Distrito Industrial em Maracanaú.
Na ocasião, o magistrado pretende angariar parcerias públicas e privadas para expandir o projeto, que tem o objetivo de combater a violência contra a mulher e já beneficia mais de 600 famílias. As atividades promovidas por meio do “Paz no Lar” se dividem em três vertentes: acompanhamento e visitas periódicas do juiz às casas das vítimas; atendimento psicossocial tanto de agressores quanto das famílias; e parcerias com empresas para inserção no mercado de trabalho.
“Queremos empoderar as vítimas de violência doméstica. Notamos que a grande maioria das mulheres possui uma dependência financeira e psicológica do agressor. Por isso buscamos com as empresas aqui em Maracanaú, que é o segundo PIB do Estado, esse apoio tão necessário”, destacou. Algumas empresas e indústrias que já contrataram mulheres vindas do projeto são do ramo têxtil (Lunelli), de eletrodomésticos (Esmaltec) e de moda íntima (DelRio).
PAZ NO LAR
O projeto “Paz no Lar” é uma ampliação do “Ronda da Família”, inciado em 2015 pela juíza Janayna Marques, e conta com a participação da Prefeitura de Maracanaú, Polícia Militar, Guarda Municipal e Delegacia da Mulher, além de empresas parceiras.
Duas vezes por mês, o juiz César Morel se desloca a vários bairros da cidade para verificar de perto a situação de mulheres que têm processos de violência doméstica. O magistrado observa se as medidas protetivas estão sendo cumpridas, se o agressor está incomodando a vítimas e faz pesquisa de satisfação com o trabalho da Justiça. A equipe que acompanha o juiz é composta ainda por dois policias militares e dois guardas municipais (sendo que entre os agentes de segurança há pelo menos uma mulher), além de terapeuta e um servidor do Fórum.
O agressor também é cadastrado em programas sociais e encaminhado para tratamento contra drogas e álcool. Filhos que precisem de acompanhamento psicológico são recebidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) geral e infantil.
PARCERIA COM EMPRESAS
A Aedi é uma entidade sem fins lucrativos com 37 anos de existência e que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável e o relacionamento entre as indústrias e seus parceiros, que buscam a oportunidade de divulgarem serviços e produtos. A maior parte dos associados encontra-se no Distrito Industrial de Maracanaú.
SERVIÇO
Evento: apresentação do projeto “Paz no Lar” no Encontro de Gestores de RH de Maracanaú
Data: 28/06 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Clube da Parceria do Sesi (Av. do Contorno, 1102. Distrito Industrial, Maracanaú)