Judiciário fornecerá dados diários sobre trâmite de processos para Projeto Tempo de Justiça
- 1225 Visualizações
- 11-07-2016
Em cerca de 30 dias, o Poder Judiciário passará a disponibilizar, diariamente e de forma automatizada, informações que vão desde o inquérito policial até o julgamento dos processos pelo Tribunal do Júri. Os dados alimentarão ferramenta do Projeto “Tempo de Justiça”, que visa dar celeridade ao julgamento de processos que envolvem homicídios. O projeto integra as ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”.
O prazo foi acertado em reunião realizada nesta segunda-feira (11/07), na Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. Participaram gestores da Vice-Governadoria do Estado (que está à frente do projeto), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Fórum, ambos parceiros da iniciativa. Estiveram presentes o diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales; o secretário de Tecnologia da Informação do TJCE, Luciano Comin Nunes; e o responsável técnico pelo “Tempo de Justiça” na Vice-Governadoria, Catulo Hansen.
“A ferramenta é importante porque permite acompanhar a tramitação dos processos de homicídio desde a instauração do inquérito policial até a realização do julgamento pelo Tribunal do Júri”, explicou o juiz José Maria dos Santos Sales. O magistrado ressaltou que “a Diretoria do Fórum está acompanhando a implantação deste projeto, prestando todo o apoio necessário a sua efetivação”.
O diretor do Departamento de Informática do Fórum, Leandro Taddeo, afirmou que a ferramenta é gerencial, pois “confere se os processos estão nos prazos ou atrasados. No caso de atraso, indica em qual fase está o problema, permitindo o acompanhamento mais próximo por parte da instituição envolvida”.