Programa “Judiciário em Evidência” mostra a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
- 1080 Visualizações
- 22-11-2024
Quando se fala em adolescentes que cumprem medidas no Sistema Socioeducativo, logo muitas curiosidades e questionamentos permeiam a população, especialmente sobre a caminhada até a ressocialização. Como é assegurado o acesso aos estudos e à profissionalização quando eles estão internados? O programa “Judiciário em Evidência” traz essas repostas. A equipe de reportagem conversa com esses jovens e seus familiares, e ainda ouve profissionais que atuam para auxiliar na construção dessa nova trilha após o período de internação.
A repórter Delane Ratts acompanha a rotina no Centro Socioeducativo do Canindezinho, em Fortaleza, onde existe um engajamento para garantir os direitos básicos, e conversa com alguns adolescentes que querem construir uma nova história. De acordo com Ariane Sousa, diretora da unidade, cada jovem tem um plano individual para ajudar nesse processo. “O adolescente desenvolve todos os objetivos que são construídos com a família, com a presença da equipe técnica, com a presença de um socioeducador de referência. É através desse plano que o jovem desenvolve toda sua medida”, explica Ariane.
A repórter Brenda Alvino evidencia o papel do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Governo do Estado neste processo de transformação social. Para o juiz da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes, o suporte do poder público é tão importante quanto o apoio da família. “A gente percebe que quanto melhor a estrutura familiar, menor é o índice de retorno à criminalidade, e vice-versa. O local onde a pessoa reside. Então, quem reside em zonas de risco, áreas onde não há saneamento básico, onde não há escolas próximas, essas pessoas têm uma tendência muito maior em reincidir do que aquelas que moram em uma região onde a estrutura é melhor”, relata.
No último bloco, você vai se surpreender com talentos e conhecer histórias de adolescentes que recebem atenção e incentivos durante toda fase de internação. “A inspiração da poesia é que meu pai era cantor e eu estou seguindo o caminho do meu pai. Hoje, ele não tá mais aqui, mas ele tá lá em cima olhando para filho que tá melhorando”, conta um jovem que cumpre medida e vem descobrindo diversos dons artísticos.
Para conferir o programa, acesse o Canal do TJCE no Youtube ou assista pelas emissoras parceiras:
TV Fortaleza (canal 7.2): segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h)
Canal FDR (canal 48.1): quartas (18h30)
TV Ceará (canal 5.1): domingos (14h30)
TV Assembleia (canais 7.3 e 31.1): domingos (20h) e sextas (20h20)
YouTube: @tjceoficial