Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” ganha novo formato e aborda projetos do TJCE para proteger e valorizar as mulheres

Ouvir: “Judiciário em Evidência” ganha novo formato e aborda projetos do TJCE para proteger e valorizar as mulheres

O telespectador que acompanha o “Judiciário em Evidência”, produzido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), verá muitas novidades ao assistir ao programa de TV. O novo estúdio, mais dinâmico e tecnológico, reflete as mudanças que o Judiciário cearense passa em tempos de transformação digital. Aliado ao cenário moderno, o conteúdo das reportagens é apresentado com mais dinamismo. E as mulheres são tema da primeira edição com novo formato.

A luta contra a violência doméstica e familiar é um dos eixos prioritários da Gestão do TJCE. As equipes de reportagem explicam como funcionam os diversos projetos que combatem esse tipo de agressão. A repórter Fernanda Aires acompanha nas ruas da Comarca de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o programa “Paz no Lar”. Ela mostra que o juiz vai até a casa das vítimas verificar como está a situação delas.

“Todos os dias nós fazemos a visita através de uma equipe aqui do Juizado. Mas, uma vez por mês, eu faço questão de acompanhar pessoalmente a visita. Um cuidado especial, um acolhimento, verificar que a vida delas, de alguma forma, foi transformada em virtude daquela primeira denúncia”, explica o juiz César Morel.

O repórter Denes Brabosa acompanha o projeto “Prateleira Maria da Penha”, que vem ganhando mais espaços e, de forma inédita, chega a uma escola indígena no Ceará. “Eu nasci numa cultura, numa tradição que não tinha violência, não tinha nada. Mas de certos tempos para cá, eu só vejo violência contra as mulheres. Isso aí [‘Prateleira Maria da Penha’] é de grande importância”, ressalta a pajé Raimunda Tapeba, do Município de Caucaia, na RMF.

As equipes mostram também como ocorrem as sessões com homens para interromper o ciclo de agressões. Tem ainda outras ações do TJCE que buscam proteger a mulher, prevenir os casos de violência e conscientizar a sociedade, especialmente os jovens. “Nós pensamos em capacitar as mulheres. Para isso, queremos reunir os setores de indústria, comércio, para que ofereçam empregos para as mulheres e capacitação”, explica a presidente da Coordenadoria da Mulher do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes.

Além disso, o Tribunal vem trabalhando para garantir a equidade de gênero, com maior valorização, empoderamento e desenvolvimento de lideranças femininas na Justiça cearense. “Há toda uma preocupação com uma política institucional permanente, para que as questões de gênero sejam tratadas institucionalmente, com uma visão de permanência e de importância para o Poder Judiciário do Ceará”, disse a coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero do TJCE, desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves.

 

Inauguração da Prateleira Maria da Penha na comunidade indígena

 

O JE

O “Judiciário em Evidência” está no ar desde dezembro de 2012. É produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal cearense e exibido em quatro emissoras de TV. Todas as edições do programa são disponibilizadas no Canal do TJCE no YouTube.

 

EMISSORAS

TV Fortaleza (canal 7.2): segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h)
Canal FDR (canal 48.1): quartas (18h30)
TV Ceará (canal 5.1): domingos (14h30)
Alece TV (canal 7.3): domingos (20h) e sextas (20h20)

Agenda2030 JustiçaMulher