“Judiciário em Evidência” destaca ações promovidas pelo Fórum de Reconstrução Social
- 736 Visualizações
- 13-11-2015
O Fórum de Reconstrução Social, criado para promover melhorias no sistema carcerário e discutir a violência urbana, é o assunto de destaque do “Judiciário em Evidência” desta semana. O entrevistado é o juiz Cézar Belmino, titular da 3ª Vara de Execução Penal de Fortaleza.
O magistrado conta que o Fórum foi criado em agosto de 2014, por integrantes de várias instituições, e neste ano organizou o I Encontro Diálogos pela Paz, que será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O objetivo é promover debate sobre segurança e cidadania. Para participar do evento, que é aberto ao público, os interessados devem fazer inscrição gratuita no site www.forumdereconstrucaosocial.org.
O entrevistado também fala sobre o sistema carcerário brasileiro, em especial o cearense. Segundo ele, aqui a superlotação é um dos maiores desafios. Também falta educação, trabalho, lazer e acompanhamento psicológico, além de oportunidades no mercado após o cumprimento da pena.
Mas, de acordo com o juiz, estão sendo adotadas medidas para reverter o problema. O “Ceará Pacífico”, lançado este ano pelo Governo do Estado, é uma das iniciativas e conta com o apoio do Poder Judiciário. A Justiça estadual também vem desenvolvendo, por meio das Varas de Execução Penal, ações para proporcionar um futuro melhor aos apenados. Os projetos “Reconstruir”, “Justiça de Portas Abertas”, e “Cozinha Mágica” são exemplos.
O programa desta semana traz reportagem sobre convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Governo estadual para inserir egressos no mercado de trabalho. Eles vão trabalhar em empresas de limpeza e conservação que tenham contrato com o Poder Executivo.
Tem ainda matéria sobre mutirão de baixas processuais, realizado entre os dias três e seis de novembro. O objetivo foi reduzir a taxa de congestionamento. A Comarca de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, esteve entre as engajadas na mobilização.
Outro destaque é o recital que comemorou os 20 anos do Coral do Poder Judiciário. A apresentação ocorreu nessa quarta-feira, dia 10 de novembro, no Palácio da Justiça. O repertório incluiu músicas como “Nos bailes da vida”, “Samba da minha terra” e “Sabiá”.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (14/11), na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (15/11) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (16/11), na TV Fortaleza, às 14h30.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.