Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” apresenta retrospectiva 2014 da Justiça estadual

“Judiciário em Evidência” apresenta retrospectiva 2014 da Justiça estadual

Ouvir: “Judiciário em Evidência” apresenta retrospectiva 2014 da Justiça estadual

A equipe do “Judiciário em Evidência” produziu programa especial sobre as principais ações da Justiça do Ceará durante o ano de 2014. A edição será veiculada neste sábado (27/12), na TV Assembleia, às 18h30, no domingo (28/12) na TV O Povo, às 12h15, e na segunda-feira (29/12), na TV Fortaleza, às 14h30.

As reportagens mostram investimentos em infraestrutura e segurança, projetos para dar mais agilidade aos serviços prestados, concursos públicos e valorização dos servidores. A atuação na Copa do Mundo, eleição da administração para o biênio 2015/2017, as campanhas sociais, o reconhecimento do trabalho desenvolvido, projeto “Cidadania Judiciária” e as comemorações pelos 140 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) também estão no programa.

Sobre a modernização de prédios, o programa apresenta os novos Fóruns das Comarcas de Assaré, Boa Viagem e Crateús. Tem ainda a conclusão das reformas dos Fóruns de Fortaleza (Clóvis Beviláqua), Maracanaú e Horizonte, além do Juizado Especial de Aracati.

O programa traz reportagem sobre a atuação durante o período dos jogos da Copa do Mundo de Futebol em Fortaleza com atendimento especial no Aeroporto Internacional Pinto Martins e na Arena Castelão. A novidade foi a descentralização do plantão cível e criminal no entorno do estádio e da Fan Fest, na Praia de Iracema.

Na área da responsabilidade socioambiental, o telespectador confere a participação do Judiciário no “Outubro Rosa” (movimento internacional de alerta e prevenção contra o câncer de mama), entrega dos brinquedos da campanha “Sorriso Largo de Criança”, doação de materiais recicláveis e as coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, no Fórum Clóvis Beviláqua.

Com relação à segurança, tem a conclusão da instalação dos portais detectores de metais. De forma inédita, ocorre o cadastro para acesso aos prédios, a implantação de catracas eletrônicas, o uso de cartões magnéticos pelos servidores. Além disso, a Assistência Militar intensificou o recolhimento de armas dos fóruns.

Na retrospectiva 2014 você acompanha ainda os projetos para maior agilidade dos serviços prestados. Entre os exemplos estão as novas Varas e a Secretaria Judiciária da Fazenda Pública do Fórum de Fortaleza, a modificação da competência das Varas da Infância e da Juventude da Capital, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todos os Juizados do Ceará, o selo digital (cartórios) e o credenciamento de peritos, tradutores e intérpretes para atuar em casos de pessoas que não podem arcar com as custas processuais.

Em 2014, ocorreram as posses, no cargo de desembargador, dos juízes José Tarcílio Sousa da Silva, Tereze Neumann Duarte Chaves, Maria de Fátima de Melo Loureiro e Helena Lúcia Soares. Houve a eleição dos gestores do Judiciário do Ceará para o biênio 2015-2017. Os novos dirigentes serão os desembargadores Maria Iracema Martins do Vale (presidente), Francisco de Assis Filgueira Mendes (vice-presidente) e Francisco Lincoln Araújo e Silva (corregedor-geral da Justiça). A posse será no dia 30 de janeiro de 2015. Veja também a Semana Nacional da Conciliação, a entrega da “Medalha do Mérito Jurisdicional Desembargador Carlos Facundo”, a atualização do Código do Serviço Notarial e Registral do Estado, a exposição da Editora do TJCE e a confraternização natalina do Judiciário, entre outros eventos.

Durante o ano ocorreu concurso público para servidor, com 238 vagas e formação de cadastro reserva para cargos de nível médio e superior. Em dezembro, os aprovados escolheram as unidades de atuação. Em fevereiro de 2014, foi lançado concurso para juiz substituto. A previsão é finalizar a seleção em maio de 2015. A isonomia salarial entre servidores do Judiciário é outro assunto da retrospectiva 2014.

O “Judiciário em Evidência” especial exibe também o reconhecimento do trabalho desenvolvido. O TJCE recebeu o “Selo Bronze Infância e Juventude” e o “Selo Justiça em Números”, categoria ouro. A Diretoria e as demais unidades administrativas do Fórum Clóvis Beviláqua venceram o prêmio Ceará Gestão Pública, “Selo Ouro – 1º lugar”, e o projeto Grupos Reflexivos, da Vara de Penas Alternativas de Fortaleza, foi considerado uma das quatro melhores práticas em alternativas penais do Brasil, conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O programa mostra também as comemorações pelos 140 anos do Tribunal e o projeto “Cidadania Judiciária”, que incluiu curso de extensão e prêmio. Foram contemplados 26 ganhadores, entre professores, estudantes e profissionais da mídia.
Para celebrar as 14 décadas do TJCE, houve lançamento de livro, selo e documentário alusivos à data. Outra novidade é exposição, aberta ao público no Tribunal. A mostra seguirá para o Fórum da Capital e comarcas do Interior.

CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.